Negócios de proximidade são tendência no mercado das franquias; entenda

A pandemia da Covid-19 criou no mercado brasileiro uma nova tendência que cresce entre os consumidores brasileiros: a busca de produtos e serviços perto de casa, os chamados negócios de proximidade. É o que mostram números da Associação Brasileira de Franchising (ABF): no primeiro trimestre deste ano, franquias do segmento de serviços e outros negócios cresceram 25,3% comparado ao mesmo período de 2023.
“As pessoas querem cada vez mais produtos e serviços por perto, com deslocamentos mínimos, pouco esforço e o máximo de conveniência”, avalia a analista da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional Karen Sitta.
Os números revelam, ainda, que negócios que entregam comodidade e conforto, como mercados autônomos e operações em prédios e condomínios, têm ganhado cada vez mais espaço, saltando de 5,2% para 11,7% na participação do universo do franchising.
É o caso da empresa de limpeza automotiva FreeWet. Conforme o franqueador da marca, Wilberto Filho, o negócio gera facilidade para os clientes.
“Hoje, nós atuamos com esses modelos dentro de condomínios empresariais e residenciais e atendimento direto ao cliente, que solicita que a gente vá até o local para fazer o serviço”, diz o franqueador Wilberto Filho.
Ele ressalta, ainda, que a franquia tem baixo investimento, característica das microfranquias, que são outra tendência de mercado.
Sustentabilidade nos negócios
O modelo de negócio da FreeWet está conectado a outra tendência, que é a aplicação de conceitos de sustentabilidade nos negócios, dentro da chamada agenda ESG (meio ambiente, social e governança).
“Um dos diferenciais que me fez virar franqueado e, posteriormente, franqueador da FreeWet, são as questões ambientais da marca, com toda a sua linha de produtos sem utilização de água, nem mesmo diluição em água. Isso que gera uma economia por veículo de aproximadamente 400 litros, que é o que se gasta, em média, para limpar o carro no modo tradicional de lava-jato”, conta.
“Adotar práticas de sustentabilidade e do ESG indica quanto um negócio se compromete em buscar alternativas para reduzir seus impactos no meio ambiente, colaborando para um mundo mais justo e adotando os melhores processos de administração e operações diárias, além de ser um diferencial competitivo no mercado em que os consumidores estão cada vez mais preocupados com essa questão”, diz Karen Sitta, analista da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional.
Microfranquias também são tendência
Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam ainda para outra tendência nesse mercado: as microfranquias. Entre 2021 e 2023, o segmento cresceu 87%, um salto de 322 para 604 marcas no período, com opções de investimento de menos de R$ 10 mil a R$ 135 mil.
De acordo com a analista da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional Karen Sitta, são opções que têm sido porta de entrada para pessoas que querem iniciar no empreendedorismo.
“É uma alternativa para quem tem pouco capital e deseja começar um negócio com um modelo mais estruturado e testado, além de, em geral, contar com uma operação mais simples e enxuta. Ou seja, com menos risco de mortalidade”, diz Karen Sitta.
Ela avalia que empreendedores que seguem por esse caminho enfrentam as mesmas dificuldades de quem administra um pequeno negócio. Para Sitta, o sucesso também depende de boa gestão, dedicação e conhecimento.
“Mas, atuando em modelo de franquia, partimos de um pressuposto que o empreendedor vai receber apoio do franqueador em todo know-how e conceitos necessários para que o modelo de negócio seja operacionalizado”, pondera.
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