Franquias

Setor de franquias em Minas supera meta de crescimento em 2024

Franquias em Minas crescem 12,7% em 2024, na comparação com 2023; meta para este ano é superar os 10%
Setor de franquias em Minas supera meta de crescimento em 2024
Foto: Adobe Stock

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), com exclusividade para o Diário do Comércio, revelam que o mercado de franquias em Minas Gerais segue em linha com os resultados alcançados pelo País, ambos ultrapassando a meta dos dois dígitos.

Enquanto no Brasil o setor alcançou o crescimento de 13,5% em 2024, em relação ao ano anterior, Minas Gerais registrou crescimento de 12,7% em igual período.

Os segmentos que mais cresceram em faturamento no Estado foram:

  • Entretenimento e lazer, com 22,6%,
  • Alimentação – Food Service, com 22,2%
  • e Casa e Construção, com 21,2%.
ABF gráfico de variação de segmentos em Minas

Já no Brasil, as franquias que mais cresceram foram nos segmentos de Entretenimento e lazer, 16,6%; Saúde, beleza e bem estar, 16,5%; e Alimentação – food service, 16,1%.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


De acordo com o diretor regional da Associação Brasileira de Franchising – Minas Gerais (ABF Minas), Antonio Bortoletto, o crescimento das franquias em Minas pode ser considerado normal e em linha com o nacional, especialmente considerando o crescimento registrado no exercício anterior (2023 X 2022), quando o Estado alcançou 21,7%, contra a variação nacional de 13,8%.

Antonio Bortoletto, diretor da ABF Minas
Antonio Bortoletto, diretor da ABF Minas | Crédito: Keiny_Andrade

“Crescemos acima do projetado e, se levarmos em conta o desempenho de 2023, quando fomos o motor do franchising nacional, vamos perceber que saímos de um patamar muito alto. Sendo assim, os resultados de 2024 são excelentes”, explica Bortoletto.

Em termos de participação no faturamento, os segmentos mais importantes entre as franquias mineiras, são: Saúde, beleza e bem estar, com 24,3%; Serviços e outros negócios, 17,2%; e Alimentação – food service, 12,6%

Número de operações em Minas cresce quase o dobro da média nacional

Em número de operações, Minas cresceu quase o dobro da média nacional, com 1,7% e 0,9%, respectivamente, em igual período. Assim, o Estado é responsável por 9% do total de operações existentes no País. Já no número de empregos diretos, Minas não registrou crescimento e o Brasil cresceu 1% na comparação com 2023.

Ainda que as projeções para o próximo ano apontem para uma desaceleração da economia brasileira, a perspectiva para o franchising nacional é bastante positiva. A entidade projeta um crescimento de 8% a 10% no faturamento do setor em 2025, e expansão de cerca de 2% nos indicadores de operações, redes e empregos diretos.

“A perspectiva é que as franquias em Minas cresçam em linha com o Brasil ou até um pouco mais, ultrapassando a barreira dos dois dígitos. Temos como impulsionadores o acordo de cooperação inédito assinado entre a ABF e o governo do Estado, a alta na atração de investimentos para o estado e, em especial, o crescimento econômico projetado para a região Centro-Norte do Estado a partir da mineração de minerais críticos, e a duplicação da BR 381”, completa o diretor regional da ABF-Minas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas