Vendas das franquias de limpeza e conservação crescem 7% no 2º trimestre em Minas

O volume de vendas das franquias do setor de limpeza e conservação em Minas Gerais cresceu 7% na comparação entre o segundo trimestre deste ano e o mesmo período de 2023. A evolução no Estado ficou abaixo da variação nacional, de 8,5%.
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (23) pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Em todo o Estado, o setor faturou durante o período R$ 33,6 milhões, correspondendo a 0,6% de participação de todo o mercado estadual de franchising. Já em nível nacional, o faturamento foi de R$ 504 milhões, montante apurado também no segundo trimestre deste ano.
De acordo com o diretor da ABF Minas Gerais, Antônio Bortoletto, o impacto econômico da pandemia já não afeta mais o crescimento do setor em 2024, ao contrário do que ainda era sentido em 2023, em que a situação já estava em fase de estabilização.
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“O setor tem acompanhado o momento econômico que o Estado vive. Considero que, neste ano, de fato, o pós-pandemia se consolidou. Ou seja, acabou aquela realidade da pandemia interferindo nos negócios, que se repetiu de uma forma vertiginosa em vários os outros setores econômicos”, afirma Bortoletto.
Marcas e consumidores têm realizado mais investimentos
Para o especialista, há dois fatores que podem ser atribuídos a esse movimento atual no setor de franquias de limpeza e conservação:
“Os fatores ocorrem por conta de dois investimentos. O primeiro é o investimento por parte do consumidor, que está consumindo mais. Já, o segundo, é o investimento por parte dos empresários, que tem apostado mais no mercado, em trazer para o consumidor novas apostas de produtos e serviços”, considera.

Dentro de um contexto de recuperação pós-pandemia, Bortoletto pontua que o segmento tem vivido uma tendência de saltos expressivos em relação ao faturamento dentro de Estado.
“Temos acompanhado nas análises trimestres que o setor tem crescido bastante e que Minas Gerais tem apresentado um desempenho melhor do que vários estados brasileiros”, diz.
Desempenho do setor de limpeza e conservação em Minas Gerais:
- Segundo trimestre de 2020: R$ 10 milhões;
- Segundo trimestre de 2021: R$ 18 milhões;
- Segundo trimestre de 2022: R$ 22 milhões;
- Segundo trimestre de 2023: R$ 31 milhões;
- Segundo trimestre de 2023: R$ 33,6 milhões.
“Como podemos ver por esses valores, o setor tem obtido uma tendência de crescimento favorável. É claro que estamos com uma Selic muito alta, não estamos com tanta oferta assim de crédito no mercado, porém as pessoas estão menos endividadas e estão mais seguras para fazer compras. Isso tem contribuído para o setor”, avalia Bortoletto.
Consumidor tem apostado em marcas que oferecem praticidade
Uma das principais operadoras do ramo de lavanderias, a rede de franquias 5àsec, que tem 550 pontos de vendas, sendo 35 delas instaladas em Minas Gerais, obteve incremento de 10% no faturamento no segundo trimestre de 2024, frente ao mesmo período do ano passado.
“O setor de Limpeza e Conservação é muito resiliente e com oportunidades em diferentes estados brasileiros. No caso de lavanderias, que é nosso core business, vislumbramos novos mercados tanto em capitais quanto em cidades do interior e litoral”, expressa o CEO da 5àsec Brasil, Fábio Roth.

Segundo o empresário, esse cenário justifica que os brasileiros estão mais adeptos a consumir serviços de higienização de roupas e itens de casa, por exemplo, e também a buscar, cada vez mais, por marcas que ofereçam praticidade.
“Para isso, temos modelos de negócios que são adaptáveis de acordo com o perfil dos investidores e dos municípios. Nosso objetivo é imbuir cada vez mais a cultura da lavanderia entre a população brasileira”, finaliza Roth.
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