Franquias

Vendas das franquias de limpeza e conservação crescem 7% no 2º trimestre em Minas

Em todo o Estado, segmento faturou durante o período R$ 33,6 milhões
Vendas das franquias de limpeza e conservação crescem 7% no 2º trimestre em Minas
Acquazero atua com serviços de limpeza ecológica em automóveis | Foto: Divulgação Acquazero

O volume de vendas das franquias do setor de limpeza e conservação em Minas Gerais cresceu 7% na comparação entre o segundo trimestre deste ano e o mesmo período de 2023. A evolução no Estado ficou abaixo da variação nacional, de 8,5%.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (23) pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Em todo o Estado, o setor faturou durante o período R$ 33,6 milhões, correspondendo a 0,6% de participação de todo o mercado estadual de franchising. Já em nível nacional, o faturamento foi de R$ 504 milhões, montante apurado também no segundo trimestre deste ano.

De acordo com o diretor da ABF Minas Gerais, Antônio Bortoletto, o impacto econômico da pandemia já não afeta mais o crescimento do setor em 2024, ao contrário do que ainda era sentido em 2023, em que a situação já estava em fase de estabilização.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“O setor tem acompanhado o momento econômico que o Estado vive. Considero que, neste ano, de fato, o pós-pandemia se consolidou. Ou seja, acabou aquela realidade da pandemia interferindo nos negócios, que se repetiu de uma forma vertiginosa em vários os outros setores econômicos”, afirma Bortoletto.

Marcas e consumidores têm realizado mais investimentos

Para o especialista, há dois fatores que podem ser atribuídos a esse movimento atual no setor de franquias de limpeza e conservação:

“Os fatores ocorrem por conta de dois investimentos. O primeiro é o investimento por parte do consumidor, que está consumindo mais. Já, o segundo, é o investimento por parte dos empresários, que tem apostado mais no mercado, em trazer para o consumidor novas apostas de produtos e serviços”, considera.

Diretor ABF Minas Gerais, Antônio Bortoletto: “Setor cresce, após fim da recuperação pós-pandemia” | Foto: Divulgação ABF

Dentro de um contexto de recuperação pós-pandemia, Bortoletto pontua que o segmento tem vivido uma tendência de saltos expressivos em relação ao faturamento dentro de Estado.

“Temos acompanhado nas análises trimestres que o setor tem crescido bastante e que Minas Gerais tem apresentado um desempenho melhor do que vários estados brasileiros”, diz.

Desempenho do setor de limpeza e conservação em Minas Gerais:

  • Segundo trimestre de 2020: R$ 10 milhões;
  • Segundo trimestre de 2021: R$ 18 milhões;
  • Segundo trimestre de 2022: R$ 22 milhões;
  • Segundo trimestre de 2023: R$ 31 milhões;
  • Segundo trimestre de 2023: R$ 33,6 milhões.

“Como podemos ver por esses valores, o setor tem obtido uma tendência de crescimento favorável. É claro que estamos com uma Selic muito alta, não estamos com tanta oferta assim de crédito no mercado, porém as pessoas estão menos endividadas e estão mais seguras para fazer compras. Isso tem contribuído para o setor”, avalia Bortoletto.

Consumidor tem apostado em marcas que oferecem praticidade

Uma das principais operadoras do ramo de lavanderias, a rede de franquias 5àsec, que tem 550 pontos de vendas, sendo 35 delas instaladas em Minas Gerais, obteve incremento de 10% no faturamento no segundo trimestre de 2024, frente ao mesmo período do ano passado.

“O setor de Limpeza e Conservação é muito resiliente e com oportunidades em diferentes estados brasileiros. No caso de lavanderias, que é nosso core business, vislumbramos novos mercados tanto em capitais quanto em cidades do interior e litoral”, expressa o CEO da 5àsec Brasil, Fábio Roth.

CEO da 5àsec Brasil, Fábio Roth. Empresa obteve 10% de crescimento em faturamento no 2º trimestre deste ano | Foto: Daniel Barreto

Segundo o empresário, esse cenário justifica que os brasileiros estão mais adeptos a consumir serviços de higienização de roupas e itens de casa, por exemplo, e também a buscar, cada vez mais, por marcas que ofereçam praticidade.

“Para isso, temos modelos de negócios que são adaptáveis de acordo com o perfil dos investidores e dos municípios. Nosso objetivo é imbuir cada vez mais a cultura da lavanderia entre a população brasileira”, finaliza Roth.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas