Gastronomia

28ª BH Restaurant Week vai movimentar R$ 10 milhões e vender mais de 60 mil menus

Festival reúne mais de 45 restaurantes da capital mineira até 23 de novembro com opções a partir de R$ 54,90 e doações para o Hospital da Baleia
28ª BH Restaurant Week vai movimentar R$ 10 milhões e vender mais de 60 mil menus
Restaurant Week 2025 | Foto: Eduarda Simão

A 28ª edição da BH Restaurant Week este ano está reunindo mais de 45 restaurantes da Capital e vai seguir até o dia 23 de novembro. A expectativa, conforme a organização do festival, é que sejam vendidos mais de 60 mil menus, o que pode gerar cerca de R$ 10 milhões em receita.

Com o tema “Uma volta pela Itália”, a BH Restaurant Week propõe um passeio pelos sabores e tradições da culinária italiana, ao destacar ingredientes regionais e o estilo de vida marcado pelo prazer de compartilhar à mesa.

“O conceito e o formato da Restaurant Week fazem do festival um movimento de valorização da gastronomia, conectando chefs, produtores, fornecedores e consumidores e ampliando o acesso a experiências gastronômicas de qualidade”, afirma o idealizador da Brasil Restaurant Week, Fernando Reis.

Democratização e novos públicos

Criado há 18 anos, o evento tem como objetivo democratizar o acesso à boa gastronomia e movimentar o mercado em períodos de baixa sazonalidade.

Os menus incluem entrada, prato principal e sobremesa a preços fixos, divididos em três categorias:

  • Tradicional (R$ 54,90 no almoço e R$ 69,90 no jantar)
  • Plus (R$ 68,90 no almoço e R$ 89,90 no jantar)
  • Premium (R$ 89 no almoço e R$ 109 no jantar)

Nesta edição, seis estabelecimentos participam pela primeira vez: Amy Wine Bar, Cozinha Brahma (Shopping Del Rey), Kanpai – Culinária Japonesa, Osteria Via Emilia, Cozinha do Euller e Orsay Restaurante.

Panna Cotta de frutas da estação
Pudim de creme de leite com geleia de frutas da estação | Foto: Eduarda Simão

Ação social

Com foco em responsabilidade social, o festival promove uma ação que a cada menu vendido, o público pode doar R$ 2,00 para o Hospital da Baleia, referência em saúde em Minas Gerais. “Além de oferecer experiências gastronômicas acessíveis, o festival contribui com instituições beneficentes que realizam um trabalho essencial para a comunidade”, diz Fernando Reis.

Parcerias e expansão

A edição mineira conta com o apoio do iFood e dos vinhos Del Maipo Wines and Gourmet, além de parcerias de mídia com Weooh, @belohorizontemg e D Mídia. O San Diego Suits Lourdes é o hotel oficial, e o Hospital da Baleia, a instituição beneficiada.

Para a head comercial do iFood, Nathalie Mertens, o evento fortalece a conexão entre o delivery e o setor gastronômico. “Nossa parceria com a Restaurant Week é estratégica para expandir o acesso aos pratos via iFood e gerar resultados concretos para os restaurantes participantes.”

O sócio da importadora Del Maipo, Bernardo Avelar, destaca que a estreia da marca em Belo Horizonte busca reforçar o conceito de harmonização entre comida e vinho. “Nossa proposta é oferecer condições especiais de compra para os restaurantes, com rótulos que vão de entrada a vinhos premium, garantindo uma experiência completa ao cliente”, afirma.

Menu completo restaurante Udon | Foto: Beatriz Toussaint

Confira algum dos restaurantes participantes desta edição

Entre os restaurantes do menu Tradicional estão:

  • Cozinha do Euller
  • Dona Maria Gastrobar
  • La Vinícola – Lourdes
  • La Vinícola – Savassi
  • Querida Jacinta

O menu Plus reúne casas como:

  • Badejo
  • Café com Letras – Savassi
  • Coco Bambu – Shopping Anchieta
  • Dirceu Restaurante e Butiquin
  • Esquina Santê
  • Olegário (em quatro unidades)
  • Uluru Café (Afonso Pena e Pátio Savassi)

Já o menu Premium inclui:

  • 68 Pizzeria
  • A2 Bistrô
  • Ancho
  • Elis Bar
  • O Jardim
  • Olga Nur
  • Udon Mercure

A lista completa de participantes e menus está disponível no site da BH Restaurant Week

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