Confira 5 sugestões de vinhos e pratos para harmonizar no almoço de Páscoa

A Páscoa se aproxima e, com ela, uma das mais deliciosas tradições da data: o almoço em família. Mas se engana quem pensa que a celebração se resume aos maravilhosos ovos de chocolate ou mesmo pratos tradicionais da festividade, como o bacalhau. O vinho certo também dará um sabor especial ao momento.
Para ter a melhor experiência, confira as sugestões da sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, Thamirys Schneider.
Almoço vegetariano
Para quem não é adepto ao hábito de comer carne e vai lançar mão de um almoço vegetariano, a opção é saborear uma deliciosa lasanha de abobrinha com molho pesto, queijo e ervas finas. Neste caso, a indicação é escolher vinhos brancos com maior acidez, volume e cremosidade no paladar, além de aromas cítricos e herbáceos para somar aos aromas do prato.
O vinho branco chileno T.H. [Terroir Hunter] D.O. Valle De Leyda Sauvignon Blanc 2022 é uma escolha interessante
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Bacalhau clássico
Destaque quando o assunto é almoço de Páscoa, o bacalhau é um item que costuma não faltar na mesa dos brasileiros. Para melhor harmonização, o ideal é servir um vinho que o acompanhe em sua estrutura e intensidade, como o português Casa Burmester Reserva D.O.C. Douro Branco 2022. Trata-se de um vinho branco produzido no Douro, em Portugal, que amadureceu por 6 meses em barricas de carvalho francês sobre as borras, o que agregou maior estrutura, volume e complexidade.
Carré de cordeiro
Por ser uma carne próxima ao osso, o prato em questão tem sabor mais intensificado e é uma peça bastante aromática. O carré de cordeiro é mais nobre e pede um vinho tinto de região requintada na hora da harmonização, como os tintos de Bordeaux (França), um Chianti, um clássico vinho italiano, ou um tradicional blend de Rioja, na Espanha. Esse é o caso do italiano Monteguelfo D.O.C.G. Chianti 2023. Elaborado pela família Cecchi, é um chianti com paladar equilibrado e de excelente frescor.
Magret de pato
Trata-se de um corte macio e suculento, feito com o peito de pato com uma generosa camada de gordura. É uma ótima opção para compor almoços e jantares mais sofisticados com uma boa harmonização com vinho, que depende muito, também, do molho e acompanhamentos. É servido, usualmente, com molho agridoce e de frutas vermelhas. Se é esta a intenção, um Pinot Noir irá harmonizar perfeitamente. O tinto chileno Calyptra Gran Reserva D.O. Cachapoal Valley Pinot Noir 2020 é uma excelente pedida. Ele foi elaborado pela Calyptra, boutique chilena dedicada à produção de vinhos de alto padrão no terroir do Alto Vale do Cachapoal.
Ovos de Páscoa
É claro que não poderiam faltar dicas para harmonização com os ovos de chocolate. E para acertar na escolha, a dica é ficar atento ao nível de gordura e doçura da iguaria. Se for mais doce, por exemplo, o vinho terá de acompanhar o sabor. Já para chocolates mais amargos, vinhos tintos com mais taninos vão harmonizar muito bem. Em resumo, os vinhos tintos fortificados são as melhores opções para harmonizar com as diversas possibilidades dos chocolates, como o português Burmester LBV Porto 2019, produzido pela renomada vinícola Burmester.
Ouça a rádio de Minas