Gastronomia

Codemig assina acordo de parceria com Cordon Bleu para uso da Mineiraria

Iniciativa integra patrimônio culinário mineiro e tradição gastronômica francesa
Codemig assina acordo de parceria com Cordon Bleu para uso da Mineiraria
Foto: Codemig / Divulgação

A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) assinou Acordo de Cooperação Técnica com a Le Cordon Bleu Ânima Educação Ltda. para uso da Mineiraria, casa tombada localizada no Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, em Belo Horizonte. A iniciativa visa estabelecer uma colaboração estratégica entre as instituições para a estruturação e o desenvolvimento de uma modelagem comercial inovadora aplicada ao setor gastronômico, integrando diferentes atividades do segmento em um mesmo espaço.

A parceria visa a potencializar o setor gastronômico mineiro como vetor de desenvolvimento econômico sustentável, geração de oportunidades e projeção nacional e internacional. Os atributos e as competências das instituições parceiras potencializam o impacto da iniciativa.

A Codemig, com sua expertise na gestão de projetos estratégicos e na promoção do desenvolvimento regional, alia-se à Le Cordon Bleu Ânima Educação, referência em formação profissional de excelência. Essa cooperação permitirá a preservação e a valorização da identidade gastronômica mineira, estimulando a inovação, o empreendedorismo e a sustentabilidade no setor, enquanto projeta Minas Gerais como um polo global de turismo e cultura gastronômica.

A parceria inclui a estruturação de planos de negócio e de governança para o empreendimento e se distingue por combinar o prestígio global e a expertise técnica do Le Cordon Bleu, a metodologia de construção/disseminação do conhecimento do Instituto Ânima de Educação e o rico patrimônio cultural mineiro, criando uma proposta única. A iniciativa vai destacar a gastronomia de Minas Gerais e construir um menu de receitas mineiras beneficiadas por técnicas da culinária francesa, aumentando sua competitividade nos mercados nacional e internacional.

“É uma iniciativa excelente para a gastronomia, a cultura e o turismo mineiros. Uma das mais renomadas escolas de gastronomia do mundo, presente em tantos países, está conosco nesse projeto de valorização do nosso estado”, afirma Luísa Barreto, diretora-presidente da Codemig.

O público a ser beneficiado inclui chefs, profissionais de gastronomia, estudantes de escolas culinárias, produtores regionais, turistas em busca de experiências exclusivas e consumidores que apreciam uma culinária refinada e moderna. Com essa combinação, o empreendimento pretende se destacar como uma referência no mercado gastronômico de Belo Horizonte e Minas Gerais.

Os principais diferenciais do empreendimento incluem a capacidade de atender diversos tipos de público em um ambiente bonito e aconchegante. A intenção é se tornar um centro de referência gastronômico em Minas Gerais e no Brasil, oferecendo uma infraestrutura diferenciada para cursos e eventos, além de experiências culinárias. Dessa forma, a iniciativa reforçará os atributos dos produtos mineiros nos cenários nacional e internacional.

Experiência gastronômica e cultural em um espaço singular

A Mineiraria, de propriedade da Codemig, é um espaço constituído de imóvel tombado, integrante do Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, sediado no bairro Barro Preto, em Belo Horizonte. A Sala de Concertos Minas Gerais, sede da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, também faz parte do complexo cultural.

O Centro de Cultura localiza-se em região próxima a tradicional ponto de compras de vestuário em atacado e varejo da capital, shoppings, clínicas médicas e hospitais. Apresenta, assim, uma gama de frequentadores com potencial para apreciar o atrativo em momentos e finalidades diferentes – desde um café reconfortante até uma experiência gastronômica completa após espetáculo artístico ou cultural, em dias e horários distintos.

Conteúdo distribuído por Agência Minas

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas