Gastronomia

Conheça a pizzaria mineira que está na lista das 50 melhores da América Latina

Restaurante está localizado em Governador Valadares, cidade da região do Vale do Rio Doce
Conheça a pizzaria mineira que está na lista das 50 melhores da América Latina
Estabelecimento está localizado no bairro Ilha dos Araújos, em Governador Valadares | Crédito: Quintal 333/Divulgação

O restaurante Quintal 333 é o único estabelecimento de Minas Gerais a figurar no mais disputado guia internacional 50 Top Pizza Latin America 2024, divulgado na última semana. A pizzaria de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, alcançou a 30ª posição no ranking das 50 melhores da América Latina.

A premiação é resultante de um elo entre tradição e inovação, características consideradas presentes no DNA do estabelecimento, conforme atribui o chef pizzaiolo e sócio da casa, Thomás Arthuso.

“Comercialmente, começamos a funcionar na pandemia, em meados de 2020”, relembra Arthuso. O início do negócio foi modesto, transformando um hobby e uma paixão pela gastronomia em um empreendimento que, segundo o pizzaiolo, foi ganhando aos poucos o paladar de alguns vizinhos e, posteriormente, de um extenso público de Governador Valadares.

O segredo do Quintal 333, segundo Thomás, reside na combinação de um rigoroso processo artesanal das massas e a seleção minuciosa de ingredientes, muitas vezes regionais.

“Nossas pizzas são artesanais e feitas manualmente. A gente segue a tradição italiana, de uma produção em que literalmente se põe a mão na massa. Praticamente todos os dias saímos para escolher os ingredientes. E, por aqui, a cultura é o conceito”, pontua.

“E, quando falo de inovação, é em termos de desenvolvimento de novos sabores e de novas coberturas, e isso trazemos com a gente de uma forma bem presente”, afirma Arthuso. Segundo o empresário, este princípio, aparentemente simples, é o que torna o Quintal 333 um nome reconhecido não agora somente em Minas Gerais, mas também na América Latina.

‘Regina Margherita’ é a pizza carro-chefe do Quintal 333

Chef pizzaiolo e sócio do Quintal 333, Thomás Arthuso, conversou com o DIÁRIO DO COMÉRCIO | Crédito: Quintal 333

Segundo o chef da casa, entre dezenas de sabores e recheios, uma pizza em especial marca o paladar de todos os clientes, dos mais tradicionais aos mais abertos à inovação: “Aqui segue sendo a Regina Margherita que produzimos com a nossa massa que é de longa maturação e fermentação, molho pomodoro italiano, manjericão, mussarela de búfalo e azeite extra virgem”.

Em sua versão de 25 cm, com quatro fatias, essa pizza custa R$ 50. Já a pizza em sua versão de 30 cm, com seis fatias, pode ser degustada a R$ 71.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas