Dia do Pão de Queijo: Mercado Central terá distribuição gratuita da iguaria em BH

Neste sábado (17) o Mercado Central de Belo Horizonte celebra o Dia Nacional do Pão de Queijo com a distribuição gratuita dessa iguaria tão amada pelos mineiros. A ação integra a Semana do Pão de Queijo, promovida pela Faculdade Senac, que, desde o dia 12, oferece atividades gratuitas para o público.
No Dia Nacional do Pão de Queijo, além da distribuição gratuita no Mercado Central, a Cozinha Didática do local receberá o evento “Cozinha laboratório: Experiências com o pão de queijo”, onde os participantes poderão experimentar versões escaldadas e não escaldadas do pão de queijo, contribuindo com uma pesquisa sobre as preferências do público. Os alunos do curso superior de Gastronomia da Faculdade Senac também participam, preparando e servindo o pão de queijo aos visitantes.
Além disso, exposições e oficinas práticas enriquecem a programação, oferecendo ao público a chance de aprender e experimentar o verdadeiro sabor do pão de queijo mineiro.
Durante a semana, a Faculdade Senac, no Barro Preto, foi palco de diversas palestras e workshops que exploraram as raízes do pão de queijo, sua importância cultural para Minas Gerais e os diferentes modos de preparo da iguaria.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A programação abordou desde a tradicional técnica do escaldo até versões mais modernas da receita, provocando debates sobre qual método rende o melhor pão de queijo.
Como surgiu o Dia do Pão de Queijo?
A data, 17 de agosto, entrou para o calendário gastronômico nacional em 2007. E de uma maneira bem informal: foi essa data que a apresentadora da TV Globo Ana Maria Braga propôs, durante a final de um concurso para eleger o melhor pão de queijo do País.
O que era apenas uma sugestão, ou brincadeira, acabou entrando no gosto dos calendários de marketing de todo o Brasil, sendo celebrada por empresas e entidades, como o iFood, a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), e diversos supermercados e marcas alimentícias.
Em 2017, que o então deputado estadual Luiz Humberto Carneiro apresentou o Projeto de Lei 4002/2017, que declara o pão de queijo como patrimônio cultural e imaterial de Minas Gerais. O PL foi alterado por um substitutivo que prevê também a inclusão do pão de queijo como símbolo da gastronomia mineira. Atualmente, o projeto está pronto para ser apreciado em Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Ouça a rádio de Minas