Edifício abandonado em BH passa por repaginação e terá um restaurante luxuoso

O Grupo OR3, do ramo de investimentos imobiliários, vai inaugurar seu primeiro restaurante em novembro de 2024. O Trintaeum é resultado de parte de um projeto de repaginação de um edifício abandonado por anos entre a rua da Bahia e a rua Professor Antônio Aleixo, no bairro de Lourdes, na região Centro-Sul da Capital.
A iniciativa visa não apenas a recuperação de um espaço urbano, mas também a promoção da cultura gastronômica local, em um dos mais importantes e tradicionais bairros da capital mineira para experiências de gastronomia.
À frente do projeto gastronômico do Trintaeum está a chef Ana Gabi, que possui uma trajetória de 15 anos na área com experiências em vários estabelecimentos da cidade como o Alma Chef e o italiano Vecchio Sogno, ambos desativados em decorrência da pandemia em 2020 e 2021, respectivamente.
Ana Gabi também foi participante do reality show Mestre do Sabor, da Rede Globo.
Em suas palavras, o Trintaeum Restaurante surge com a proposta de oferecer uma culinária que é 100% mineira, buscando trazer a valorização da riqueza de sabores com uma proposta de alta qualidade.
“Queremos tentar representar a priorização do sabor, a técnica, os hábitos alimentares e a tradição dessa cozinha tão expressiva”, afirma a chef.
Ideia incorporar o luxo ao fogão a lenha
Segundo ela, o projeto do restaurante busca se distanciar da imagem tradicional da culinária mineira, frequentemente associada a preparações rústicas em fogões a lenha. “A ideia é sair dessa característica mais caricata da comida mineira, através de um aspecto mais urbano e contemporâneo com um serviço de alto nível, alinhando à cultura de hospitalidade com a experiência gastronômica”, pontua.
A cozinha do Trintaeum utilizará ingredientes típicos da região como grãos, milho, fubá e angu, além de carnes como frango e porco, que têm grande relevância na tradição mineira.
“Será um menu bem temperado, com muito sabor e um leque robusto de sobremesas, elemento importante na cultura alimentar de Minas Gerais”, afirma.
O restaurante ainda não informa quais pratos estarão disponíveis ao público, pois cada receita passará por um período de testes, agendado para o mês de outubro. “Mas, posso dizer que teremos queijos artesanais e um cardápio que contará com sete entradas, uma média de 15 pratos principais e de oito a nove sobremesas“, revela.
O espaço terá capacidade para cerca de 115 pessoas e contará com entrada pela rua Antonio Aleixo, inicialmente para almoço e jantar com funcionamento de terça a sábado de 11h30 às 15h e de 18h30 às 23h, além dos domingos, que terá atendimento ao público somente para o almoço, de 11h30 às 16h30.
Restaurante pretende girar economia criativa de BH ao fomentar produtores locais
Para oferecer uma experiência imersiva à cozinha mineira, o Trintaeum tem a intenção de fomentar a produção local por meio da economia criativa.
A chef adianta que pequenos produtores de várias regiões do Estado participam de testes com a finalidade de estabelecer parcerias e otimizar a logística de fornecimento.
“Essa é uma tarefa considerada mais desafiadora do que a negociação com fornecedores de grande escala. Estamos fazendo esses testes até para vermos como podemos atuar em relação aos produtos, seja desde os alimentos a carta de vinho que será totalmente com produtos mineiros”, conclui.
Ouça a rádio de Minas