Gastronomia

‘Fartura Gastronomia’ fortalece a presença de Minas Gerais em Portugal

Neste ano, o projeto participa novamente do festival Essência do Vinho, em Porto
‘Fartura Gastronomia’ fortalece a presença de Minas Gerais em Portugal
foto: Divulgação Ana Luisa Macedo

Dando continuidade ao projeto Minas em Portugal, o Fartura Gastronomia, em parceria com o Sistema Fecomércio MG, governo de Minas Gerais e Cemig, participa novamente do festival Essência do Vinho, em Porto. Em 2024, Lisboa e Porto receberam diversas ações e estandes da iniciativa mineira, com ampla repercussão na mídia europeia e mais de 40 mil visitantes no total.

Dessa vez, até 23 de fevereiro de 2025, o Fartura abre seu calendário no Essência do Vinho – Porto. A ação amplia as oportunidades para produtores e chefs mineiros no mercado europeu, além de fomentar o turismo. A participação envolve evento de networking, presença no festival com produtos mineiros, masterclasses e um jantar especial.

“A missão do governo do Estado de Minas Gerais é mostrar para o público internacional toda a riqueza da cozinha mineira e de produtos de Origem Minas, em especial os vinhos mineiros, que estão despontando no mercado, contribuindo para o posicionamento de Minas também na rota do enoturismo. Com técnica da dupla poda, aproxima-se a colheita de inverno em Minas Gerais, sendo esta uma ótima oportunidade para os vitivinicultores portugueses investirem em nosso território, que já se mostra tão próspero e aberto a novos negócios”, explica a secretária-adjunta de Comunicação do Estado, Bárbara Botega.

A culinária mineira também promete ser estrela por lá. Profissionais e chefs do Senac serão responsáveis pelo jantar de abertura e por masterclasses, levando um pouco da gastronomia mineira ao Porto. “O nosso objetivo é fomentar e divulgar o turismo gastronômico de Minas para o mundo. O setor é um grande empregador e gerador de renda. Toda a experiência e troca vivenciadas serão replicadas no desenvolvimento dos cursos do Senac, contribuindo, assim, para uma formação de mão de obra diferenciada no mercado”, resume o presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Nadim Donato.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Essência do Vinho

Realizado no Palácio da Bolsa, de 20 a 23 de fevereiro, o festival contará com um estande exclusivo da iniciativa mineira, onde serão apresentados vinhos mineiros, com curadoria do consultor Horácio Barros, finger foods assinados pelo chef Yves Saliba e materiais promocionais sobre o turismo gastronômico de Minas Gerais.

Chef Yves Saliba
Chef Yves Saliba apresenta finger foods no festival Essência do Vinho | Crédito: Divulgação Beth Freitas

Na programação de masterclass, haverá espaço também para falar de cachaças premium e dos queijos de Minas Gerais, cujo especialista do Senac Minas, Ronie Peterson, vai apresentar o tema “Leite, Pingo e Técnica: o DNA mineiro que virou Queijo e Patrimônio da Humanidade”.

Nesta sexta-feira (21), às 19h, a abertura é com o especialista Horário Barros, que vai falar sobre vinhos de Minas Gerais com o tema “A revolução da dupla poda e as colheitas de inverno”.

Plataforma é destaque no Brasil

O Fartura – Gastronomia do Brasil é a principal plataforma gastronômica do País, que apresenta pesquisa, compartilhamento de conteúdo e produção de eventos no setor. Desde 2012, as Expedições Fartura já percorreram mais de 100 mil km pelo território nacional, originando livros, filmes e eventos premiados.

O projeto já realizou Festivais Fartura em mais de 10 cidades brasileiras e internacionais, incluindo Belo Horizonte, São Paulo, Tiradentes, Fortaleza, Porto Alegre, Belém, Brasília, Serro, Conceição do Mato Dentro, Lisboa e Porto, atingindo cerca de 1 milhão de pessoas.

País segue estratégico para o Estado

Portugal tem se consolidado como um dos mercados estratégicos para Minas Gerais no setor do turismo. Em 2023, os portugueses representaram o segundo maior grupo de turistas estrangeiros que visitaram o estado, atrás apenas dos norte-americanos. Segundo dados da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), os visitantes de Portugal têm grande interesse na gastronomia e no enoturismo, segmentos que cresceram exponencialmente nos últimos anos.

Minas Gerais é reconhecida como o principal destino gastronômico do Brasil, abrigando produtos de origem controlada como os queijos artesanais mineiros, cachaças e vinhos produzidos com a técnica da dupla poda, que serão divulgados no Essência do Vinho – Porto 2025. Essas ações são estratégicas para consolidar o Estado no mercado europeu, incentivando o fluxo turístico e fomentando oportunidades de negócios para produtores e empreendedores mineiros.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas