Gastronomia

Do shot ao coquetel: veja onde comemorar o dia da tequila em BH

Bares da Capital destacam a versatilidade da bebida destilada em drinques e doses especiais
Do shot ao coquetel: veja onde comemorar o dia da tequila em BH
Foto: Divulgação/ Tatu Bola

Ela é símbolo do México, mas também muito adorada no Brasil. Destilada do agave azul, um tipo de suculenta, a tequila é tão especial que tem o seu próprio dia de celebração: esta quinta-feira, 24 de julho.

Para não passar a data em branco, os apreciadores da bebida podem visitar bares e restaurantes de Belo Horizonte (veja abaixo) especializados na coquetelaria autoral e na redescoberta de clássicos.

Isso porque a tequila pode ir além do tradicional shot com sal e limão. Ela ganhou releituras sofisticadas e protagonismo em cartas de drinques que exploram a complexidade da bebida.

“A tequila vem sendo redescoberta por um público que busca experiências mais autênticas, com ingredientes que valorizem a complexidade da bebida e que dialoguem com a proposta da casa”, afirma o mixologista Xandão Loureiro, que assina as cartas da Garagem do Cab e do Rex Bibendi.

Tequila tem origem controlada

Reconhecida como denominação de origem controlada desde 1974, a tequila se destaca em variedades como prata, ouro e reposado, harmonizando com notas cítricas, defumadas ou florais em criações contemporâneas.

Confira uma lista de estabelecimentos para celebrar a versatilidade da tequila em BH

Garagem do Cab

Rua Levindo Lopes, 22 – Savassi
@garagemdocab
Na Garagem do Cab, bar de drinks do Cabernet Butiquim, a tequila aparece em releituras consagradas e combinações autorais. É o caso do “Que Beleza”, que une El Jimador, limoncello artesanal, grapefruit, abacaxi caramelizado, flor de sal e mix cítrico — um drinque com construção sofisticada, que acompanha a proposta da casa de unir técnica e descontração. No mesmo menu, há também espaço para os clássicos “Paloma” (com soda de grapefruit, borda de sal e toque de limão siciliano) e “Margarita”, com Cointreau e limão-taiti, em versões bem executadas.

Rex Bibendi

R. Antônio de Albuquerque, 917 – Savassi
@orexbibendi
Inspirado no título romano que nomeava o responsável por escolher os vinhos dos imperadores, o Rex Bibendi aposta em coquetelaria de alto nível e gastronomia sofisticada. A tequila El Jimador Prata é base para o drinque autoral “Parágrafo 7º”, que inclui ainda Jerez Manzanilla Delgado Zuleta, Paragon Penja Pepper e um delicado ar do mar — combinação que traduz bem a proposta da casa, voltada para experiências sensoriais completas.

Tatu Bola

Av. do Contorno, 6557 – Savassi | Av. Fleming, 152 – Ouro Preto
@tatubola.bar
Com atmosfera animada, decoração inspirada em elementos brasileiros e programação musical constante, o Tatu Bola é destino certo para quem busca um clima mais informal. A tequila tem lugar garantido no bar, com uma Margarita clássica no menu e uma seleção variada de rótulos para shot — El Jimador Blanco, Jose Cuervo Especial Gold, Jose Cuervo Tradicional 100% Agave e 1800 Reposado — disponíveis em dose ou garrafa.

Tip Top

R. Paraíba, 811 – Savassi
@tiptopdesde1929
O Tip Top, que mantém viva a tradição boêmia de Belo Horizonte desde 1929, também aposta na Margarita. O drinque clássico aparece em sua fórmula tradicional, com tequila, Cointreau, suco de limão e borda de sal — uma escolha atemporal em um endereço cheio de história.

Montê Bar

Praça Rui Barbosa, 104 – Centro
@monte.beaga
Localizado na icônica Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte, o Montê Bar combina drinques, gastronomia inspirada nos botecos mineiros e música ao vivo. A casa oferece doses de tequila José Cuervo, nas versões ouro e prata, servidas em 50ml — ideais para quem prefere a experiência direta da bebida em seu estado mais puro.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas