Gastronomia

PBH abre inscrições para o Trilhas da Gastronomia nesta segunda-feira (7)

Projeto Trilhas da Gastronomia oferece 60 vagas no Mercado da Lagoinha com aulas presenciais a partir de agosto; formação inclui técnicas culinárias, empreendedorismo e empregabilidade
PBH abre inscrições para o Trilhas da Gastronomia nesta segunda-feira (7)
Foto: Divulgação/PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) vai abrir, entre os dias 7 e 20 de julho, as inscrições para a primeira turma do segundo semestre do projeto Trilhas da Gastronomia. A iniciativa oferece qualificação profissional gratuita nas áreas de:

  • bolos decorados,
  • comida de boteco
  • e Culinária Vegetariana e Vegana.

As aulas são presenciais e acontecem no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan), localizado no Mercado da Lagoinha.

Serão disponibilizadas 60 vagas, sendo 36 destinadas ao público prioritário, encaminhado por serviços sociais, e 24 para ampla concorrência, com seleção por meio de formulário eletrônico no Portal da PBH. Quem já participou de outras formações do projeto neste ano terá prioridade no preenchimento das vagas.

Os candidatos selecionados deverão confirmar a matrícula por e-mail até o dia 23 de julho. As aulas têm início no dia 5 de agosto, na sede do Cresan (Avenida Antônio Carlos, 821 – Lagoinha). A proposta dos cursos é aliar técnicas gastronômicas a conteúdos sobre empreendedorismo e empregabilidade, contribuindo para a inserção e permanência dos participantes no mercado de trabalho.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Homenagem à gastronomia mineira

Como parte das comemorações pelo Dia da Gastronomia Mineira, celebrado em 5 de julho, o projeto Trilhas da Gastronomia promoveu uma aula-show com o chef Sinval Espírito Santo, no último dia 1º, no Cresan. O evento reuniu alunos em formação e ex-cursistas para um bate-papo sobre a tradição e a importância da culinária local, com direito à degustação de um caldinho caipira preparado ao vivo.

A data foi criada em homenagem ao escritor Eduardo Frieiro, autor do clássico “Feijão, angu e couve – Ensaio sobre a comida dos mineiros”, e tem como objetivo valorizar a cultura alimentar de Minas Gerais, considerada um dos principais patrimônios do Estado, com forte potencial para o desenvolvimento local e o turismo.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas