Minas Gerais terá dois representantes na disputa pelo reconhecimento de vilas turísticas da ONU. Delfinópolis, na região da Serra da Canastra, e Conceição de Ibitipoca, distrito de Lima Duarte, na Serra da Mantiqueira, estão entre as sete localidades brasileiras selecionadas pelo Ministério do Turismo para concorrer ao selo de Melhores Vilas Turísticas do Mundo, iniciativa da ONU Turismo. O resultado será anunciado em dezembro, em Buenos Aires, na Argentina, onde as localidades brasileiras disputam com outras 261 vilas turísticas de todos os continentes.
✅ Siga o nosso canal no WhatsApp
O programa reconhece comunidades com até 15 mil habitantes que se destacam pela valorização do patrimônio cultural e natural, compromisso com a sustentabilidade e promoção do desenvolvimento local. O Brasil já tem dois destinos com o selo: Testo Alto, em Pomerode (SC), conhecida pela Rota do Enxaimel, e Antônio Prado (RS).
Delfinópolis: porta de entrada para a Serra da Canastra
Situada a cerca de 420 quilômetros de Belo Horizonte, Delfinópolis, com 8.393 habitantes, consolidou-se como polo de turismo gastronômico e rural, impulsionada pela produção local de banana e soja.
A cidade é também reconhecida pelas Folias de Minas, celebrações religiosas que unem música, fé e história, e pelo trabalho do grupo Arteiras da Canastra.
O grande atrativo natural é o Parque Nacional da Serra da Canastra, onde o ecoturismo e o turismo de aventura ganham destaque na região com uma infinidade de cachoeiras e trilhas que colocam Delfinópolis no mapa das vilas turísticas mais procuradas de Minas Gerais.
Conceição de Ibitipoca reúne história e natureza preservadas
Com apenas 1.100 moradores, Conceição de Ibitipoca preserva um rico patrimônio histórico e cultural ligado aos antigos caminhos do ciclo do ouro.
A vila é uma das regiões que dá acesso para o Parque Estadual do Ibitipoca, um dos principais destinos de ecoturismo do país, que reúne trilhas, cachoeiras, grutas e experiências voltadas ao bem-estar e à contemplação da natureza.
Neste ano, as duas cidades mineiras disputam com outras cinco representantes brasileiras pelo selo de melhor vila turística do mundo, conforme já trouxemos aqui, além de 261 concorrentes espalhadas por todos os continentes. O resultado das vilas selecionadas será divulgado em dezembro, em Buenos Aires, na Argentina.