Regional Geral

UFMG terá curso inédito com foco no mercado internacional e aulas presenciais na China com tudo pago

Tecnologia em Secretariado Português/Chinês começa em 2027, tem duração de cinco semestres e último período em Wuhan com passagem, hospedagem e alimentação inclusos

2 min de leitura
ampus da UFMG em Belo Horizonte, 5ª melhor universidade do Brasil no ranking mundial de universidades 2027
Foto: Reprodução/UFMG

A UFMG passará a oferecer, a partir do primeiro semestre de 2027, o curso superior de Tecnologia em Secretariado Português/Chinês, inédito entre as universidades federais brasileiras. A nova formação foi aprovada pelo Conselho Universitário por meio da Resolução 10/2026, de 7 de julho, e é resultado de cooperação entre a Faculdade de Letras (Fale), o Instituto Confúcio (IC) da UFMG e a Huazhong University of Science and Technology (Hust), sediada em Wuhan, na China.

✅ Siga o nosso canal no WhatsApp

O diferencial que torna o curso único no país é que, em seu último semestre, os estudantes cursam o quinto e último período de forma presencial na China, com todas as despesas, que incluem passagem aérea, hospedagem e ajuda de custo para alimentação , integralmente custeadas pela Hust.

“Considerando-se que as relações comerciais entre os dois países tendem a crescer e a se fortalecer, acreditamos que existe um nicho bastante promissor”, afirmou Sueli Maria Coelho, pró-reitora de Graduação da UFMG.

Como será o curso de Secretariado Português/Chinês

Com carga horária de 1.620 horas e duração de cinco semestres, o Secretariado Português/Chinês será ofertado no turno noturno. Inicialmente, estão asseguradas duas turmas anuais de 20 alunos cada, com possibilidade de extensão do projeto por até quatro anos.

Nos primeiros quatro semestres, os alunos cursarão disciplinas de linguística e cultura na Fale e de gestão na Faculdade de Ciências Econômicas (Face), mesclando atividades presenciais nos campi da UFMG com aulas síncronas, assíncronas e gravadas na China. 

As disciplinas transmitidas pela Hust em chinês serão traduzidas para o português e ministradas pelas professoras do Instituto Confúcio.

Para avançar ao quinto e último período em Wuhan, é obrigatório que o estudante obtenha a certificação de nível 4 no HSK (Hànyǔ Shuǐpíng Kǎoshì), o teste oficial de proficiência em língua chinesa.

Como será o processo seletivo

A UFMG trabalha atualmente na estruturação burocrática e no edital de seleção do curso de Secretarido Português/Chinês, com previsão de publicação entre outubro e novembro de 2026. O processo seletivo será próprio e utilizará a base de dados do Enem, podendo considerar as notas obtidas nas últimas cinco edições do exame.

“O próximo passo é o registro do curso no sistema e-MEC, o que já está em trâmite entre a Prograd e a Diretoria de Avaliação Institucional, e a elaboração de minuta do processo seletivo do curso”, explicou a pró-reitora.

Conteudos relacionados

Economia

Governo lança Desenrola MEI com descontos de até 70% para microempreendedores em dívida com o fisco

Geral

Minas Gerais tem mais de 30 incêndios em vegetação por dia

Geral

Rodoviária de BH terá interdição temporária a partir de segunda (20)