A Nansen, líder nacional em tecnologia para medição de energia elétrica, inaugurou nesta quarta-feira (22/7) sua nova fábrica de transformadores em Betim. Com investimento de R$ 265 milhões, a unidade foi instalada em uma área de 165 mil m² no bairro Jardim das Alterosas e tem capacidade para produzir cerca de 145 mil transformadores por ano. A partir de agora, a planta mineira passa a ser a principal base da empresa, que também mantém atividades produtivas em Manaus (AM).
✅ Siga o nosso canal no WhatsApp
Geração de empregos e vagas abertas na Nansen
O empreendimento deve gerar 300 empregos diretos e cerca de 800 indiretos, totalizando mais de 1.000 postos de trabalho. Atualmente, a unidade opera com 212 funcionários, sendo 112 nas áreas administrativas e 100 na produção, distribuídos em dois turnos.
As 200 vagas restantes na produção devem ser preenchidas até meados de 2027, conforme o ciclo produtivo da fábrica.
Os interessados em trabalhar na Nansen podem acompanhar as oportunidades nas redes sociais da empresa e no site, na página de carreiras, onde também é possível enviar o currículo. Neste momento, para a unidade de Betim, há oportunidades como: Técnico Eletricista, Técnico de Manutenção, Engenheiro de Proposta, Analistas e Jovem Aprendiz de RH, Assistente Fiscal, entre outras.
De acordo com o CMO da empresa, Ciro Lima, o fato de Betim ser um polo industrial com mão de obra qualificada foi determinante para a escolha da região.
Uma empresa com raízes em Minas Gerais
A Nansen tem uma longa história com o estado. A companhia de origem mineira iniciou suas atividades em Belo Horizonte na década de 1930, com a fabricação de hidrômetros.
Em 1960, as operações migraram para Contagem, onde a empresa passou a fornecer hidrômetros para todo o país. Hoje, a Nansen mantém escritórios em Contagem e Manaus, além de unidades de suporte em outros países da América Latina, como Peru, México e Colômbia.
Parte dos transformadores produzidos na nova fábrica já tem destino garantido: a Cemig, com contrato firmado no valor de aproximadamente R$ 180 milhões. Além dos transformadores, a Nansen afirma estar analisando outros produtos voltados ao setor de energia para futura produção em Betim.