Geral

Anvisa manda recolher todos os lotes de duas marcas de suplementos; entenda o motivo

Suplementos Newfit e SharkPro tinham substâncias fora do rótulo e falhas de fabricação, segundo a Anvisa

2 min de leitura
Cápsulas de suplementos Newfit derramadas de um pote sobre a mesa, ao lado de uma colher.
Foto: Magnific

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu os suplementos Newfit e SharkPro depois de identificar, segundo laudo laboratorial, substâncias fora do rótulo em um deles, e falhas de fabricação no outro.

✅ Siga o nosso canal no WhatsApp

As duas decisões foram assinadas na sexta-feira (14) e publicadas nesta segunda-feira (17), no Diário Oficial da União.

Análise encontrou substâncias fora do rótulo no Newfit

O rótulo do produto Newfit, fabricado pela empresa RBB Top New, citava apenas Chlorella, Spirulina, extrato de cúrcuma, psyllium e crômio como ingredientes. Uma análise do Laboratório de Química da Unicamp, porém, encontrou outras substâncias na fórmula: sibutramina, fluoxetina e furosemida não estavam na lista da embalagem.

Para a Anvisa, essa diferença pode indicar que o suplemento foi adulterado. Diante disso, o órgão proibiu a fabricação, a venda, a distribuição, a exportação e qualquer forma de anúncio do suplemento. Todos os lotes precisam ser retirados de circulação.

Fábrica falhou em teste de segurança

De acordo com inspeção da Vigilância Sanitária Municipal de Capivari, no interior de São Paulo, a fábrica da RCA Labs, responsável pelo SharkPro, apresentou uma série de falhas.

Segundo a resolução, a fábrica não tinha nenhum teste que comprovasse a estabilidade dos produtos, e os equipamentos não passavam por manutenção preventiva registrada. As matérias-primas usadas na fabricação também não tinham controle de qualidade, e o local de armazenamento não seguia as normas exigidas.

Além dos problemas na produção, a inspeção encontrou falhas no próprio rótulo dos suplementos. Um deles não avisava sobre riscos de alergia, e outro não trazia nenhum aviso sobre contaminação cruzada.

Com o resultado da inspeção, a Anvisa suspendeu a venda, a distribuição, a fabricação e a propaganda de todos os suplementos da marca. O uso dos produtos também foi proibido, e a empresa terá que recolher os lotes já distribuídos.

Conteudos relacionados

Mão segura celular com perfil do Instagram aberto, rede social alvo de polêmica após ação de divulgação das Contas para Adolescentes em escolas

Geral

Ação do Instagram na porta de escola pega famílias e escolas de surpresa

Fachada do Hospital Nossa Senhora das Graças, onde ocorreu o incêndio na UTI em Sete Lagoas

Geral

Incêndio na UTI do hospital em Sete Lagoas força evacuação

Mulheres mineiras reunidas em painel sobre empreendedorismo feminino

Geral

Empreendedorismo feminino no Vale do Jequitinhonha ganha força