Geral Economia

Saiba como funcionam os bancos no feriado de Nossa Senhora Aparecida

Serviços bancários no feriado funcionam só pelo digital, mas boletos e TEDs só liquidam na terça-feira

2 min de leitura
Agência do Banco do Brasil fechada, com portas de vidro e setor de autoatendimento visível, ilustrando os serviços bancários no feriado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os serviços bancários no feriado de 12 de outubro funcionam, mas sem atendimento presencial. Nenhuma agência abre as portas na segunda-feira, dia de Nossa Senhora Aparecida, por isso, para movimentar dinheiro, o acesso fica restrito aos canais digitais. A orientação é da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

✅ Siga o nosso canal no WhatsApp

O Pix funciona sem pausa, a qualquer hora do dia. Aplicativos bancários, internet banking e caixas eletrônicos também ficam disponíveis durante o feriado. Também há atendimento por telefone e correspondentes bancários, como lotéricas.

As agências só reabrem na terça-feira (13). 

Serviços bancários no feriado com compensação adiada

Nem todo pagamento cai na hora. Pagamentos agendados, cheques, boletos e TEDs são executados na segunda, mas a compensação só acontece na terça, no primeiro dia útil.

A Febraban recomenda que quem for fazer pagamentos que dependem de compensação bancária se programe antes de segunda-feira.

A exceção é o Débito Direto Autorizado (DDA), sistema que reúne boletos em conta para débito automático. Esses pagamentos podem ser feitos pelos canais digitais na segunda, sem atraso na liquidação.

Contas de consumo e tributos

Contas de água, energia e telefone que vencem na segunda podem ser pagas na terça (13) sem multa. Boletos bancários em geral seguem a mesma regra.

Impostos e contribuições fiscais são exceção. Quem não pagar antes do feriado pode ter encargos adicionais.

Conteudos relacionados

Pessoas fazendo produção de veículos em fábrica.

Geral

Produção de veículos tem o melhor setembro desde 2014

Veículos se aproximam de ponto de cobrança de pedágio na BR-050 em rodovia com cancelas e sinalização eletrônica. Representando reajuste do pedágio no Sul de Minas.

Economia

TCE-MG barra reajuste de pedágio no Sul de Minas

Vista aérea do navio-plataforma P-71, instalado no campo de Itapu, no pré-sal da Bacia de Santos.

Geral

Leilão do pré-sal arrecada R$ 530 milhões em bônus