5 estratégias para escalar seu negócio sem abrir mão do comando

Para quem deseja crescer rapidamente no mundo dos negócios, pode ter que se deparar com o dilema de abrir mão do controle de aspectos importantes do empreendimento, como a margem de lucro ou participação societária.
Se você deseja crescer com controle e rentabilidade, veja as dicas listadas a seguir por um dos sócios do Grupo Empório, rede carioca especializada em alimentação na brasa, Eduardo D’Ávila. Ele afirma que tais práticas auxiliaram a empresa a escalar de forma sustentável, mas sem comprometer significamente o comando da empresa.
1. Trate o caixa como o ativo mais importante
“Fluxo de caixa é o oxigênio do negócio. Não dá para abrir novas unidades se a base estiver fragilizada. Todo real que sai ou entra é acompanhado de perto. É isso que nos dá segurança para expandir com os próprios recursos”, afirma D’Ávila.
2. Reinvista o lucro com projeções realistas
Projeções conservadoras e testes prévios também fazem parte da estratégia, quando o assunto é escalar o negócio sem abrir mão do controle.
3. Expanda com lógica geográfica e foco logístico
Em caso de expansão, novas unidades devem ser escolhidas com base em logística, abastecimento e proximidade com a operação existente.
4. Mantenha cultura e processos padronizados
Não deixe de participar de decisões-chave: escolha do ponto, treinamento, negociação com fornecedores. A cultura da empresa está na rotina, não no discurso. “Não tem segredo: padrão e cultura são construídos todos os dias. E isso só acontece se o dono estiver presente”, ressalta D’Ávila.
5. Cresça no seu tempo e não no tempo dos outros
Decisões precisam ser tomadas com base em dados, sem pressa. Assim, é possível agir com agilidade sem comprometer a estratégia de longo prazo. “Quem cresce só para mostrar número corre o risco de perder tudo. A gente prefere crescer com consistência e dormir tranquilo à noite”, conclui o executivo.
Colaborador
Ouça a rádio de Minas