Gestão

AngloGold adota expediente de quatro dias na semana sem redução salarial

Medida institucional foi adotada após modelo aprovado por quase 90% do público interno da mineradora, que tem escritório em Nova Lima
AngloGold adota expediente de quatro dias na semana sem redução salarial
Foto: Alessandro Carvalho

A empresa do setor mineral AngloGold Ashanti adotou, nesta semana, a jornada de expediente com quatro dias, sem cortes de salários. Segundo a companhia, a organização passa a operar de segunda a quinta-feira, proporcionando aos seus colaboradores um prolongamento do fim de semana com a inclusão da sexta-feira como dia de descanso.

Uma pesquisa interna revelou grande aceitação da nova jornada por parte dos empregados, com 90% dos participantes indicando uma expectativa de melhoria na qualidade de vida. Esses dados corroboram pesquisas externas que apontam um desejo generalizado por parte dos profissionais brasileiros de adotar uma semana de trabalho mais curta.

A reestruturação da empresa ficou assim:

  • a carga horária semanal, antes de 44 horas, passa a ser de 40 horas;
  • os horários foram distribuídos em jornadas diárias de 10 horas, sendo o expediente de 7h às 17h30, com uma pausa de 30 minutos para refeição;
  • a medida, inicialmente, se aplica aos empregados das áreas administrativas.

O movimento da AngloGold Ashanti alinha-se à crescente tendência global de valorização do equilíbrio entre vida pessoal e profissional, que compreende não apenas o descanso, mas também a dedicação a interesses pessoais e familiares, hobbies e atividades de autocuidado.

A iniciativa insere, portanto, a empresa no grupo das organizações modernas e adaptáveis às dinâmicas atuais do mercado de trabalho, que se destacam por sua visão progressista em relação à cultura corporativa.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O escritório da mineradora fica em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Redução na jornada é projeto-piloto

O conceito de uma semana laboral mais curta já vinha sendo contemplado pela AngloGold Ashanti como uma estratégia de Recursos Humanos (RH), especialmente, após a adoção de um modelo híbrido de trabalho pós-pandemia. A implementação efetiva dessa jornada de quatro dias, que se inicia como um projeto-piloto de seis meses, foi precedida por um período de testes iniciado em fevereiro deste ano.

O vice-presidente de Recursos Humanos da AngloGold Ashanti Latam, Felipe Fagundes, reforça que a redução da jornada semanal não se traduz apenas em uma reorganização do tempo de trabalho, mas representa um investimento significativo em um ambiente de trabalho mais saudável e motivador.

Vice-presidente de Recursos Humanos da AngloGold Ashanti Latam, Felipe Fagundes | Crédito: Felipe Fagundes/AGA

“Nosso objetivo central é promover a qualidade de vida, reconhecendo que o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é essencial para o desenvolvimento sustentável de todos nós. É essencial para qualquer relação ser sustentável”, disse.

Colaboradores mais descansados para a nova jornada de trabalho

Além disso, a empresa cita benefícios como o aumento da produtividade devido a colaboradores mais descansados e motivados, e a possibilidade de se destacar no mercado como uma referência em práticas inovadoras de RH.

A longo prazo, espera-se que a medida contribua para a atração e retenção de talentos, além de preparar a organização para futuras tendências no mundo do trabalho.

A mudança também é vista sob a ótica da sustentabilidade ambiental, pois a redução nos dias de trabalho gera menos deslocamentos e, consequentemente, menor impacto ambiental devido à diminuição das emissões de carbono, conforme informou a empresa.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas