Aumenta participação de mulheres em cargos de alta liderança em Minas Gerais

Após certa estabilidade na participação das mulheres nos cargos de alta liderança em Minas Gerais em 2023 (26%) e 2024 (25%), houve um avanço significativo em 2025, quando as mulheres passaram a ocupar 33% desses cargos, o maior percentual do triênio. Mas, quando se fala na média liderança, o movimento foi inverso, com o percentual de mulheres, que havia crescido de 33% em 2023 para 36% em 2024, caindo para 28% em 2025, sinalizando uma possível perda de espaço neste nível de gestão.
Nos outros cargos de liderança em Minas, também houve uma leve retração na representatividade das mulheres: de 52% em 2023 para 40% em 2025. Embora ainda se mantenha como o nível com maior participação de mulheres, a queda de 12 pontos percentuais em dois anos merece atenção. Por outro lado, o percentual de CEOs mulheres cresceu levemente em 2025, registrando 11% de participação ante 9% do ano anterior.
Os dados foram divulgados pela consultoria Great Place To Work. O levantamento integra a 12ª Edição da Premiação das Melhores Empresas Para Trabalhar GPTW Minas Gerais e foi realizado em 2025, com base em 341 empresas participantes, impactando cerca de 204 mil colaboradores.
No levantamento, as mulheres representam 36% do quadro de colaboradores em diversos cargos nas empresas premiadas em Minas. Embora esse número ainda esteja abaixo da proporção feminina na população brasileira (51,5%, segundo o Censo do IBGE de 2022), o estudo reforça a importância de continuar promovendo a equidade de gênero e ampliando a participação feminina nos ambientes corporativos.
Esse dado evidencia uma predominância masculina nesses ambientes corporativos, que equivale a 62%. Além disso, pessoas de outros gêneros representaram cerca de 2% do quadro de colaboradores, dado que não havia sido coletado antes.
Ranking GPTW indica as 75 melhores empresas mineiras para trabalhar
No ranking GPTW Minas Gerais de 2025, as empresas premiadas se distribuem em 13 setores de atuação, com destaque para setor de Tecnologia da Informação, com 21 empresas participantes; Serviços Financeiros e Seguros (13) e Produção e Manufaturas (8).
Para se qualificar para o ranking, as companhias precisam ter, no mínimo, 30 funcionários e possuir CNPJ em Minas Gerais. Entre as 75 reconhecidas como as melhores, 20 são empresas de pequeno porte, 35 de médio e 20 de grande porte.
Veja a lista das pequenas empresas consideradas as melhores para trabalhar em Minas Gerais
- UaiRango
- Progesys
- Cartório 1º Ofício de Registro de Imóveis da Comarca de Belo Horizonte
- Unimed São Sebastião do Paraíso
- Profitto Gestão de Contratos
- Rumo Soluções
- Gesuas
- Ipê Digital
- Conquista
- Truck X
- Inovamobil
- Imune – Medicina Laboratorial
- Cientec Aceleradora
- Fusão Ligas Minas
- Souza Gomes Imóveis
- MPA Automação e Integração
- Lean Solutions
- Ofício do 2º Registro de Imóveis de Montes Claros
- Grupo Rede Inova Drogarias
- JDC Tech & People
A economia do Estado segue pujante, conforme dados divulgados pela Agência Minas: em 2024, a economia mineira registrou um crescimento de 3,1%, com o PIB ultrapassando, pela primeira vez, a marca de R$ 1 trilhão. Esse resultado reforça a importância de Minas no cenário econômico nacional, posicionando-o como o terceiro maior do País, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.
Conheça as médias empresas consideradas as melhores para se trabalhar em Minas Gerais
- BHS
- Sicoob Credicopa
- Energisa Minas Rio
- Cadence Design Systems do Brasil
- Irani
- Embracon MG
- iCrop
- Laboratório Sabin
- Queima Diária
- Credipatos
- Ubyfol
- Sicoob Credicaf
- Unicred Evolução
- Enacom Handcrafted Technologies
- Supergasbras
- Levty
- Youx Group
- Sydle
- Toro Investimentos
- A3Data
- Datora / Arqia
- Avvale
- Med Center Comercial Ltda
- Atkins Réalis
- Forluz
- Sicoob Credicarpa
- Demarco
- Squadra Tecnologia
- Verum Partners
- Sicoob Credinacional
- Sicoob União Centro-Oeste
- Cultura Agromais
- Sicoob Credicom
- Trivento Educação
- Lev Termoplasticos Ltda
Jovens profissionais consolidam presença nas empresas premiadas
A distribuição etária dos colaboradores no Ranking Minas Gerais 2025 manteve-se relativamente estável em relação ao ano anterior. As faixas etárias de 26 a 34 anos (35%) e de 35 a 44 anos (30%) seguem como as mais representativas, somando 65% da força de trabalho das empresas premiadas. A participação de colaboradores com até 25 anos, que havia passado por uma redução mais acentuada entre 2023 e 2024, manteve-se relativamente estável em 2025, representando 16% do total.
Esse dado pode sinalizar maior consolidação da presença de jovens profissionais nas empresas premiadas, refletindo um ambiente mais atrativo e propício ao desenvolvimento desse público. Já as faixas de 45 a 54 anos (14%) e de 55 anos ou mais (5%) mantiveram uma tendência de crescimento leve e contínuo ao longo do triênio, indicando uma diversificação gradual do perfil etário das organizações.
Saiba quais foram as grandes empresas mineiras consideradas as melhores para trabalhar
- Algar Telecom
- Localiza&Co
- Afya Participações S.A.
- Alcoa Alumínio S/A
- Sankhya Gestão de Negócios
- Banco Mercantil
- Kinross Brasil Mineração S/A
- Hotmart
- R&D Mineração e Construção
- CNH Industrial Brasil Ltda
- Sotreq Minas Gerais
- Grupo Bamaq
- Sest Senat MG
- Patrus Transportes
- Grupo Patrimar
- Milplan
- Lojas Zema
- Jalles – Unidade Santa Vitória
- Grupo Carbel
- Bem Brasil Alimentos S/A
Ouça a rádio de Minas