Gestão

Bem Brasil investe na preparação de líderes

Bem Brasil investe na preparação de líderes
Franciele Reis: ideia do programa surgiu após inauguração de nova fábrica da Bem Brasil/Divulgação

A sucessão é um momento crítico na vida de uma empresa. A preparação de líderes capazes de assumir funções e responsabilidades é uma necessidade que se apresenta independentemente do porte ou setor da companhia.

Diante dessa realidade, a Bem Brasil fabricante de batata pré-frita congelada fundada em dezembro de 2016, em Araxá, no Alto Paranaíba, e com unidade também em Perdizes, na mesma região, instituiu o programa Bem Brasil Backups, o BBB, para promover a capacitação de funcionários sucessores para futuros cargos de liderança na empresa. Nos próximos dois anos serão capacitadas 30 pessoas para nove funções chave e estratégicas do negócio. Para viabilizar o projeto, a empresa está investindo cerca de R$ 250 mil. Juntas as fábricas geram mais de 600 empregos diretos e 2 mil indiretos na região.

De acordo com a encarregada de Recursos Humanos da Bem Brasil, Franciele Reis, a ideia surgiu a partir da inauguração da fábrica de Perdizes no ano passado. “Foi naquela ocasião que a necessidade se apresentou. Para os níveis táticos conseguimos fazer a seleção de profissionais internamente, mas para os mais estratégicos tivemos que recorrer ao mercado, inclusive fora de Minas Gerais. Foi então que em uma conversa com o presidente, João Emílio Rocheto, definimos que seria criado um plano de sucessão. Fizemos o levantamento dos cargos e perfis desejados com as principais competências sempre atreladas aos valores da empresa”, relembra Franciele Reis.

Leia também:

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Mulheres enfrentam obstáculos no desenvolvimento profissional

O passo seguinte foi traçar a estratégia de comunicação. 70 pessoas se inscreveram. Após a triagem, 30 seguiram no programa que começa com trilhas do saber coletivas – com temas como cultura, mercado, estratégia, finanças, processos, gestão de pessoas – e individuais – tratando de habilidades específicas. Entre os atuais ocupantes dos cargos alguns se candidataram a postos mais altos e todos foram convidados a se tornarem mentores dos que estão se qualificando. Dessa forma não houve constrangimentos entre atuais e futuros executivos.

“Para as trilhas trazemos consultores diferentes de acordo com a necessidade de cada função estabelecida. E cada profissional passará, ainda, por mentorias e coaching. Dois anos pode parecer muito tempo, mas acontece muita coisa dentro da empresa e no mercado durante esse tempo. Somos sujeitos a muitos fatores externos que mudam constantemente, então a forma que temos para nos defender é controlar o que acontece internamente”, explica a encarregada de Recursos Humanos da Bem Brasil.

Expansão – Os reflexos da iniciativa já aparecem em outros setores. O objetivo da empresa é estender o programa para outros níveis da organização já em 2019. “A partir do BBB as pessoas passaram a visualizar com mais facilidade um caminho para planejarem a sua carreira dentro da Bem Brasil. Isso é muito positivo porque gera engajamento e também nos ajuda a planejar o futuro. Temos um programa de apoio à educação por meio de bolsas.

Esse ano tivemos uma procura recorde pelo benefício já como resultado do programa de preparação de líderes”, pontua a gestora.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas