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Confira 5 ferramentas para impulsionar os negócios pelo WhatsApp

Descubra recursos que melhoram a comunicação e fortalecem o relacionamento com seus clientes no aplicativo
Confira 5 ferramentas para impulsionar os negócios pelo WhatsApp
Crédito: Reprodução Adobe Stock

O Brasil ocupa o quinto lugar entre os maiores mercados de mídias sociais do mundo, com mais de 84% da população acessando as redes sociais diariamente, conforme dados do Statista, plataforma on-line alemã especializada em coleta e visualização de dados. Neste contexto, o WhatsApp se destaca como um dos aplicativos mais utilizados pelos brasileiros no dia a dia. 

O aplicativo é reconhecido pela sua facilidade de uso, comunicação instantânea, baixo custo e acessibilidade para empresas de todos os portes. Isso torna a ferramenta, quando usada com estratégia, um importante ativo para negócios e consumidores.

“Empresas que adotam o WhatsApp não apenas aumentam suas vendas, mas também constroem relacionamentos mais duradouros com seus clientes”, afirma o CTO da Clicksign, Cristian Medeiros. A Clicksign é uma empresa especializada em assinaturas eletrônicas que conecta pessoas e negócios no ambiente digital. 

“A integração de aplicativos e sistemas com a plataforma promove uma comunicação mais eficiente e focada na experiência do cliente”, acrescenta.

Veja cinco ferramentas que podem ajudar a potencializar os negócios

1- Automação de respostas

Diversas ferramentas de automação permitem otimizar a gestão do WhatsApp Business. Dentre elas, se destacam as que melhoram o contato com os clientes, como chatbots para atendimento em larga escala. Com esses recursos, é possível realizar uma comunicação imediata por meio de respostas automatizadas.

Além disso, é possível gerar relatórios estatísticos, como o número de mensagens entregues e lidas, bem como as principais respostas dos clientes (dúvidas, elogios e reclamações). Ferramentas como o SendPulse permitem segmentar grupos de clientes de acordo com o perfil de compra e criar estratégias mais eficazes.

2- Criação de conteúdos visuais

Recursos como Canva e Desygner auxiliam na criação de posts, banners e peças gráficas para divulgação nas redes sociais e no WhatsApp, sem exigir um conhecimento avançado em design.

Utilizar imagens de alta qualidade e atrativas pode incentivar os clientes a entrarem em contato. Após a criação dos materiais, a combinação dessa estratégia com a automação para distribuição direcionada pode gerar um impacto ainda maior nos consumidores.

3 – Confirmação contratual

O aceite via WhatsApp é um processo cada vez mais comum para obter confirmações, aprovações ou consentimentos formais para serviços, produtos ou termos. Este método é preferido por empresas e consumidores pela conveniência, eficiência e ampla adoção do aplicativo como ferramenta de comunicação.

O tempo de resposta para um aceite via WhatsApp é geralmente muito mais rápido em comparação com métodos tradicionais, como e-mail ou correspondência física, acelerando o fechamento de negócios.

4- Envio em massa

Assim como as automações de chatbot, o envio em massa pode amplificar a comunicação. Essas ferramentas distribuem, via WhatsApp, campanhas de marketing relacionadas aos produtos ou serviços da sua empresa. 

Essas campanhas podem ser enviadas em formatos diversos, como textos, vídeos, áudios e imagens. A grande vantagem aqui é a capacidade de divulgar seu negócio em larga escala com mínimo esforço. Uma das plataformas mais conhecidas para essa finalidade é o Zenvia.

5- Integração com redes sociais

Ferramentas como o Whatsite permitem a criação de links que integram seu WhatsApp aos seus canais nas redes sociais, facilitando o contato dos clientes com a equipe de atendimento.

Isso não só agiliza a comunicação, mas também amplia a acessibilidade, permitindo que os clientes entrem em contato rapidamente, seja para fazer perguntas, resolver problemas ou realizar pedidos diretamente pelo aplicativo.

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