Gestão

Conflitos na gestão empresarial: veja como prevenir e lidar com divergências no negócios

Planejamento, regras claras e alinhamento entre sócios são fundamentais para a longevidade dos negócios
Conflitos na gestão empresarial: veja como prevenir e lidar com divergências no negócios
Crédito: Divulgação / Simone Resende

No caminho de uma sociedade empresarial bem-sucedida, não é incomum obstáculos como divergência de expectativas, falta de comunicação ou ausência de um contrato bem estruturado surgirem. Tais questões, inclusive, podem levar à uma dissolução precoce da parceria e até mesmo impactar na saúde do negócio. 

Por causa disso, a mestre em Direito Empresarial e especialista em gestão financeira e auditoria Nara Rodrigues destaca que é fundamental que os sócios invistam em uma gestão societária estratégica, baseada em planejamento, clareza e governança. Além disso, é preciso ter em mente que amizade e afinidade não bastam para construir um negócio com êxito.

“Por mais alinhados que os sócios estejam no início, os conflitos surgem com o tempo. Ter um acordo bem elaborado e uma estrutura de gestão definida é o que garante a estabilidade da sociedade e a continuidade da empresa”, afirma. 

Para amenizar ou evitar que conflitos ocorram em uma sociedade empresarial, ter atenção aos seguintes pontos pode fazer a diferença:

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Acordo de sócios: prevenção é o melhor caminho

O acordo de sócios define regras sobre responsabilidades, direitos, participação nos lucros, tomada de decisões e resolução de impasses. Sem o documento, disputas podem parar na Justiça e comprometer tanto o patrimônio da empresa quanto o relacionamento entre os envolvidos. Ele funciona com um manual de convivência entre os sócios, com diretrizes de como atuar em eventuais conflitos.

Governança e comunicação: pilares da sociedade saudável

A implementação de práticas de governança, como reuniões periódicas, prestação de contas, definição clara de papéis e transparência nas decisões é outro diferencial. Tais medidas reduzem ruídos, fortalecem a confiança e promovem um ambiente colaborativo.

Sucessão e saída de sócios: planejamento evita surpresas

Temas como sucessão, entrada de novos sócios e regras para retirada devem ser tratados com antecedência. A falta de planejamento pode gerar disputas complexas e colocar em risco a continuidade do negócio. Os sócios precisam pensar no ciclo completo da sociedade, do nascimento ao encerramento. 

Colaborador

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