Adriana Muls fala sobre liderança feminina e jornalismo propositivo no podcast Deliberado

A presidente e diretora editorial do Diário do Comércio, Adriana Muls, participou de uma entrevista no podcast Deliberado, apresentado por Juliane Maciel, que foi ao ar na noite desta quinta-feira (10). Durante a conversa, Adriana falou sobre a importância da liderança feminina e do jornalismo propositivo.
Dentre os assuntos abordados no episódio, a presidente do jornal destaca os desafios enfrentados por mulheres empreendedoras e a capacidade de essas líderes de superar as dificuldades. Além disso, ela ressalta a importância da presença do feminino na liderança das empresas.
- Leia também: Diário do Comércio lança podcast Mercado&Finanças
“Nós precisamos ajudar, de alguma forma, a despertar o feminino que tem em cada homem, porque é esse equilíbrio que vai fazer com que a gente ultrapasse os desafios que estão postos enquanto sociedade”, aponta.
Para Adriana Muls, uma das características importantes de quem ocupa um cargo de liderança é ter o sentimento de afeto aflorado e estar mais acessível para as outras pessoas.
A presidente do Diário do Comércio também destaca a necessidade de não desistir, apesar dos desafios. Ela ainda aconselha a aprender a se conectar com o coração, não se distrair com os obstáculos e procurar ajuda, como as inúmeras redes de apoio.
Adriana Muls relatou, durante a entrevista, sua relação com o Diário do Comércio e como foi o caminho até chegar à posição de liderança da empresa, se tornando a primeira mulher a ocupar um cargo na diretoria.
“Sempre acompanhei todos os desafios do Diário do Comércio e sempre estive muito próxima, com projetos com o Diário do Comércio desde 2007, mas a minha entrada como executiva se deu em 2016″, relembra.
Ela ainda aponta para a responsabilidade do jornal, enquanto veículo de comunicação, de estar por dentro das transformações do modo de fazer negócios e da economia, além de contribuir para esse movimento. “Nós precisamos falar disso e precisamos dar atenção, nos orientar e ir além das manchetes do dia”, completa.
Jornalismo propositivo
Na visão de Adriana Muls, o jornalismo propositivo tem como objetivo propor caminhos sem se limitar ao ato de denunciar algo. “É propor caminhos para que a gente supere as dificuldades e os desafios que estão impostos para nós enquanto sociedade”, explica.
Dentro dessa visão, a diretora destaca o trabalho do Diário do Comércio como organizador do Movimento Minas 2032 (MM2023). Esta iniciativa, segundo ela, tem como meta a articulação da sociedade para construir um futuro baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).
A presidente e diretora editorial do jornal avalia que um dos fatores que contribuíram para a longevidade do Diário do Comércio – que completa 92 anos no dia 18 de outubro – foi a clareza de propósito da empresa, além da coerência na forma como esse propósito é entregue. Para Adriana Muls, a relação de confiança do veículo com a audiência é um grande diferencial.
Sobre o Deliberado
O podcast Deliberado é um projeto liderado por Juliane Maciel, com o objetivo de proporcionar conversas conscientes e profundas sobre comunicação, mídia, veículos e sobre o mundo corporativo. “Para isso, nós trazemos pessoas com as quais nós confiamos, relacionamos e conhecemos de perto a história”, diz a apresentadora.
Segundo Juliane Maciel, o podcast tem o mercado mineiro como foco do programa, mas ela ressalta que o projeto não dispensa histórias de personagens interessantes de outros estados.
“Não dispensamos outras histórias que nos fazem crescer no sentido de ter uma comunicação mais assertiva e de entender como o mercado da comunicação tem funcionado”, pontua.
Ela também celebra a participação da presidente do Diário do Comércio no podcast e destaca que Adriana Muls possui um olhar diferente para a área da comunicação. “Por isso ela foi convidada, com muito carinho, para participar dessa conversa”, disse.
Confira a entrevista na íntegra:
Ouça a rádio de Minas