Gestão

Falta de retorno em processos seletivos prejudica imagem de empresas; veja 5 dicas para o RH

Especialista alerta que processos seletivos sem feedback afetam a reputação das marcas e dificultam a atração e retenção de profissionais qualificados
Falta de retorno em processos seletivos prejudica imagem de empresas; veja 5 dicas para o RH
Crédito: Adobe Stock

Apesar de avanços recentes, o setor de Recursos Humanos (RH) no Brasil ainda enfrenta a falta de clareza e retorno nas interações com candidatos em processos seletivos. Não é raro encontrar casos de candidatos que passaram por entrevistas ou testes e sequer receberam um retorno dos recrutadores. Especialistas alertam que tal postura pode impactar diretamente a imagem da empresa junto ao público.

“Um processo seletivo sem interação gera frustração, críticas nas redes sociais e até a perda de profissionais qualificados”, diz a CHRO da Redarbor Brasil, Patrícia Suzuki.

“O profissional de hoje é também um consumidor e um influenciador. Ele pode não ser contratado hoje, mas pode recomendar sua empresa amanhã se tiver uma boa experiência. Não existe ‘apenas mais um processo seletivo’. Toda interação comunica quem somos, e isso impacta diretamente na atração e retenção de talentos”, acrescenta.

Ainda de acordo com a executiva, uma posição mais empática e estruturada pode fazer a diferença. Para entender melhor como colocar em prática esses conceitos, veja as cinco dicas a seguir.

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Defina e compartilhe o cronograma do processo seletivo desde o início

Informe prazos ao candidato e, se houver mudanças, comunique o quanto antes. 

Use linguagem acessível e profissional

Evite termos técnicos ou jargões excessivos e se comunique de forma simples com o interessado na vaga de emprego.

feedbacks transparentes em todas as etapas do processo seletivo

Mesmo que breve, um retorno demonstra consideração pelo profissional. 

Tenha cuidado com as mensagens automáticas

Automações para comunicar os resultados dos processos seletivos não são justificativa para respostas frias ou genéricas.

Busque consistência na comunicação

É essencial manter uma mensagem clara e alinhada em todos os pontos de contato, fazendo o uso de diversos canais. “O papel do RH é estruturar esse fluxo para que o candidato tenha uma experiência integrada e sem contradições”, destaca Patrícia Suzuki. 

Colaborador

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