Farmácia Artesanal está entre as 10 melhores empresas em ranking de Diversidade da GPTW

O Grupo Farmácia Artesanal, de manipulação, acaba de conquistar, pelo terceiro ano consecutivo, o prêmio de melhores empresas para se trabalhar com foco em diversidade no Brasil. A consultoria global Great Place To Work (GPTW), responsável por realizar pesquisas de gestão e divulgar os rankings anualmente no País, anunciou que a companhia ocupou o 8º lugar pela categoria “Pessoas com deficiência”.
No mesmo prêmio, a empresa também ficou, pelo segundo ano consecutivo, entre as melhores empresas de Saúde do Brasil. O GPTW é considerado a principal referência mundial em cultura organizacional, e publica todos os anos cerca de 40 rankings com as melhores empresas para trabalhar, seja em âmbitos nacional, regional, setorial ou temático.
Diretora de gestão de pessoas e cultura do grupo farmacêutico, Fernanda Domiciano explica que essas características que elegem a rede ao patamar de melhores empresas para trabalhar no País são intrínsecas e vão além da certificação.
“Conquistamos o selo para evidenciar algo que é muito verdadeiro do nosso grupo. Essas conquistas são frutos de um trabalho contínuo e dedicado para promover um ambiente de trabalho inclusivo, transparente e acolhedor para todos os colaboradores”, diz a diretora.
“Na Farmácia Artesanal, temos diversas iniciativas de diversidade, como programas de inclusão, treinamentos sobre equidade e grupos de afinidade. Estamos sempre comprometidos em promover um ambiente inclusivo e diversificado”, comenta Fernanda Domiciano.
Segundo a executiva, desde a fundação, em 1981, a Farmácia Artesanal tem priorizado a inclusão e o sentimento de pertencimento, buscando proporcionar um ambiente de trabalho onde todos se sintam valorizados e respeitados.
Para garantir a cultura de diversidade, a Farmácia Artesanal implementou as seguintes ações:
- Programa “Lidera”: Dentro da empresa, ele funciona como um mecanismo de treinamentos práticos e constante para líderes, focando na gestão da cultura e na promoção da inclusão e do diálogo intergeracional. Cerca de 120 líderes participam simultaneamente do programa;
- Universidade Corporativa: O projeto institucional propõe desenvolver os profissionais com treinamentos de habilidades, além de realizar a entrega de oportunidades por meio dos aprendizados;
- Treinamentos internos: No onboarding dos novos colaboradores contratados, com foco em diversidade, são realizados processos imersivos e formativos, garantindo que eles compreendam as particularidades do negócio e se sintam preparados para contribuir ao máximo desde o início da admissão na empresa.
“Atualmente, as políticas de responsabilidade social estão em constante evolução, com um aumento do foco na diversidade e inclusão. Temos acompanhado em nossas interações sobre ESG com o mercado que a conscientização está relacionada a maturidade dos negócios. Sobre a questões de diversidade, notamos que continua crescendo, refletindo um compromisso mais forte das empresas com a equidade e a inclusão, favorecendo um ecossistema plural para os negócios”, considera a diretora.
Segundo diretora, resultado da GPTW parte de uma cultura de inovação
Além disso, a empresa se destaca por sua cultura de inovação e pelo compromisso com a inclusão, refletido no olhar visionário de seu fundador, Evandro Tokarski. “Temos uma história de superação e princípios sólidos que é parte integrante da identidade da empresa, impulsionando-a a continuar evoluindo e se destacando no mercado”, afirma Fernanda.
Segundo ela, quando um novo colaborador é admitido, ele fica de 15 a 20 dias em processo totalmente imersivo para entender todas as particularidades do negócio. Em seguida, passa por um processo de formação por 40 dias para que se sinta totalmente preparado para a função.
“Somos inovação e história. E nossa história nos permite continuar evoluindo. Com a certificação, o Grupo Artesanal reafirma seu compromisso em promover um ambiente de trabalho inspirador e inclusivo, onde cada colaborador possa prosperar e contribuir para o sucesso da empresa”, finaliza.
Ouça a rádio de Minas