Futuro do trabalho: como lideranças e equipes podem se adaptar às novas demandas

Com o avanço tecnológico cada vez mais acelerado, o mercado de trabalho tem passado por profundas mudanças. E a tendência é que essas alterações se tornem cada vez mais significativas. Até 2030, 22% dos empregos atuais serão impactados, com a criação de 170 milhões de novas funções e a extinção de outras 92 milhões, resultando em um saldo positivo de 78 milhões.
As informações são do Relatório do Futuro dos Empregos 2025, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, que traz uma análise das transformações esperadas no mercado de trabalho global.
- Leia também: Capacitação em Inteligência Artificial dispara entre brasileiros, que miram o futuro do trabalho
Nesse sentido, é fundamental que gestores e empregadores estejam preparados para qualificar as equipes de trabalho para o futuro. Estratégias proativas que combinem aprendizado contínuo, desenvolvimento humano, adoção inteligente de tecnologia e uma cultura organizacional inovadora são alguns pontos de atenção nesse processo.
O cofundador do Grupo Mooven, consultoria para transformação de negócios, Sérgio Fernandes, destaca algumas orientações para os executivos prepararem melhor suas equipes.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Confira 5 dicas para se preparar para o futuro do trabalho
1. Requalificação e aprendizado contínuo
As organizações podem implementar programas de upskilling (aprimoramento de conhecimentos existentes) e reskilling (aprendizado de novas competências). É possível, por exemplo, explorar parcerias com plataformas de educação on-line ou a criação de academias internas de treinamento focadas em habilidades específicas do setor.
2. Habilidades comportamentais e socioemocionais para ambientes complexos
Tais habilidades serão sustentáculos preponderantes e diferenciais estratégicos para o profissional no ambiente de trabalho. Para isso, invista em treinamentos práticos, como workshops de liderança adaptativa e dinâmicas de equipe que estimulem a empatia e a inovação. Também é possível criar ambientes colaborativos, inclusivos e com trocas de experiências.
3. Letramento tecnológico e a integração estratégica da IA
Mais do que entender ferramentas, os profissionais precisam saber aplicá-las estrategicamente para otimizar tempo, melhorar a tomada de decisão e aumentar a produtividade. Neste quesito, apostar na qualificação também é essencial no mercado de trabalho.
4. Fomentar cultura de inovação
As empresas podem criar espaços para ideação, programas de intraempreendedorismo e mentorias, onde os colaboradores são incentivados a atuar como equipe, propor soluções que resolvem dores reais do negócio, desenvolvendo accountability, motivação pelas conquistas e o ganho acelerado de experiência.
5. Liderança Inspiradora
Líderes também devem ser capacitados para atuar como facilitadores, promovendo a diversidade de ideias e oferecendo feedback construtivo.
Colaborador
Ouça a rádio de Minas