Gestão empresarial: planejamento orçamentário

Para quem espera amadurecer na Gestão Empresarial, a experiência pode ser como um “admirável mundo novo” que se abre com infinitas possibilidades de melhorias nos processos da empresa, gerando impactos positivos diretamente no resultado.
A boa notícia é que temos uma disciplina que estuda e organiza isto tudo de uma forma lógica, chamada Gestão do Desempenho Empresarial, que pode ajudar sua empresa a ganhar velocidade neste processo, dentro dela temos inúmeras ferramentas, teorias, modelos, metodologias e mais um caminhão de técnicas que se bem executadas, podem gerar grandes ganhos, contribuindo para o aumento dos lucros da companhia.
Nas próximas publicações vamos nos concentrar em uma delas e entender a fundo o que é Planejamento Orçamentário e como sua empresa pode tirar proveito dele.
O que é Planejamento Orçamentário?
Primeiramente, é preciso entender o contexto em que esse elemento está inserido em uma gestão orçamentária. Esse último termo, por sua vez, é o estudo sobre o planejamento e o monitoramento sistemático dos resultados financeiros de uma empresa. Sua composição se dá por 4 fases distintas:
- O planejamento orçamentário;
- As simulações de cenários;
- O acompanhamento orçamentário;
- As revisões orçamentárias.
O planejamento orçamentário se resume à projeção das receitas, despesas, dos custos e investimentos estimados pela sua empresa nos próximos meses ou anos. Basicamente, os gestores tentam visualizar situações futuras da empresa, preparando-a para o que está por vir.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
É importante saber que a atividade não consiste em adivinhações: todas as conclusões são precisas e têm como base dados coletados em diferentes fontes, como do histórico do orçamento da empresa.
Qual a importância desse Planejamento?
O planejamento orçamentário é fundamental para manter qualquer negócio saudável. É a parte do planejamento estratégico que mostra a visão da empresa em números.
Para ter esse controle, a empresa deve elaborar anualmente o planejamento orçamentário. Esse instrumento funciona como um termômetro, pois mostra se a empresa está gerando lucros para seus sócios. E também pode ser entendido como uma bússola, pois norteia as decisões sobre investimentos e alavancagem de capital na organização.
Dessa forma, o plano orçamentário busca antecipar o futuro, e para isso, utiliza informações fidedignas da empresa para que as previsões sejam assertivas.
O que faz esse planejamento ser tão relevante é a capacidade que ele tem de oferecer dados e informações de apoio à tomada de decisão. Sem ele, a gestão de uma empresa atua no escuro, sem saber qual caminho deve seguir.
Como o Planejamento Orçamentário influencia no fluxo de caixa?
No ambiente corporativo, os planejamentos são fundamentais para conquistar um equilíbrio financeiro perante diferentes cenários futuros no mercado. O empreendedor que aprende a realizar uma boa gestão orçamentária se depara com inúmeras oportunidades de crescimento para a empresa.
Os passos para alcançar esses objetivos são conhecer os fundamentos de um planejamento orçamentário, saber quais são seus tipos, entender como ele impacta no fluxo de caixa e quais ferramentas podem ajudar no processo de elaboração do planejamento.
Ao utilizar o tipo mais adequado de planejamento orçamentário, os gestores terão dados mais precisos sobre sua situação futura, saberão como será seu fluxo de caixa e poderão assumir compromissos com mais segurança, evitando problemas futuros.
Você encontrará a explicação sobre como fazer planejamento orçamentário nas publicações seguintes.
Ouça a rádio de Minas