Goldratt apresenta em BH a Teoria das Restrições
Executivos de diferentes setores participaram, ontem, do TOC Club, evento promovido pela Goldratt Consulting, na sede da Sociedade Mineira dos Engenheiros, no centro da Capital. Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de entender e discutir a metodologia TOC ou Teoria das Restrições, que é utilizada pela consultoria, que é israelense, mas tem atuação internacional, inclusive no Brasil.
O diretor comercial da Goldratt Consulting, Wilson Leal, explica que o evento ajuda a divulgar a metodologia que nasceu a partir das pesquisas do fundador da consultoria e escritor do livro “A Meta”, que é amplamente utilizado por profissionais de administração e gestão.
“Quando a gente fala Teoria das Restrições, o nome não é muito atrativo, mas sua aplicação traz ganhos expressivos. De forma geral, trata-se de uma metodologia que visa identificar e remover as restrições, ou as limitações de uma empresa ou instituição, a fim de melhorar os resultados dela”, resume.
O diretor destaca que a metodologia já foi aplicada em diferentes ambientes e se mostrou eficaz independente do setor onde foi desenvolvida. De acordo com Leal, a consultoria faz um trabalho diferenciado porque, muito mais que deixar nas mãos do gestor um diagnóstico, a Goldratt Consulting constrói esse diagnóstico junto com o cliente e ajuda a implementar as soluções.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Segundo ele, os resultados obtidos pelos clientes normalmente giram em torno do crescimento de dois dígitos. A empresa atende grandes clientes em todo o mundo e, em Belo Horizonte, tem marcas importantes em seu portfólio, como Itambé e Riachuelo.
O diretor explica que as restrições ou limitações encontradas nas organizações são diversas e podem passar, por exemplo, por problemas na produção, no controle de qualidade, na ausência de inovação ou por fatos muito mais simples como a ausência de um software de gestão.
Segundo ele, o método é eficiente porque lança para a empresa um olhar sistêmico e não fragmentado.
“Há gestores que enxergam a empresa por departamentos e elaboram metas individuais para cada um deles. Nós temos uma visão holística da empresa. Acreditamos que identificar e remover gargalos traz resultados mais rápidos do que tentar melhorar tudo o que for aparecendo”, diz.
O encontro realizado pela consultoria contou com momento de palestras, mas também de interação entre os participantes. Segundo Leal, o TOC Club acontece em todo o mundo e tem o objetivo de ser um espaço para encontro, aprendizado e compartilhamento dos empresários interessados na metodologia. Essa foi a primeira edição de Belo Horizonte, mas a expectativa é de que sejam realizados mais dois encontros na Capital ainda este ano.
Ouça a rádio de Minas