Gestão

IA integrada a sistemas de gestão ganha espaço nas empresas brasileiras

A integração da inteligência artificial em ERPs e processos críticos otimiza operações e personaliza jornadas em empresas do Brasil
IA integrada a sistemas de gestão ganha espaço nas empresas brasileiras
Foto: Reprodução Adobe Stock

Ao mesmo tempo em que ocorre o debate sobre os impactos da inteligência artificial (IA) no mercado de trabalho, o uso da tecnologia integrada a sistemas de gestão, ERPs (Planejamento de Recursos Empresariais) e processos críticos tem se tornado uma realidade em grandes empresas do Brasil. Sua utilização permite decisões mais rápidas, operações mais eficientes e jornadas de clientes hiperpersonalizadas.

“Hoje, fluxos de IA baseados em linguagem natural já são capazes de automatizar tarefas como a integração de folhas de pagamento ou a triagem inteligente de candidatos, processos que antes exigiam equipes inteiras de TI ou RPA”, afirma o head de IA da Witec, Flávio Carneiro.

A seguir, veja como a inteligência artificial pode potencializar diversos setores de uma empresa.

RH mais rápido e ético

A seleção de candidatos, que antes levava semanas, agora pode ser feita em minutos, com algoritmos que analisam compatibilidade e recomendam perfis. Ferramentas acessíveis, como o Microsoft Copilot, também permitem que pequenas empresas automatizem folhas de pagamento, cálculo de benefícios e análises preditivas de desempenho, mantendo sempre supervisão humana.

Marketing e vendas: personalização em escala

A IA vai além de chatbots. Há destaque para a personalização. Tudo isso, porém, deve ser feito de forma estratégica, com prompts detalhados e atenção aos direitos autorais.

Criações de IA dependem de intervenção humana para serem protegidas legalmente. Empresas precisam analisar cuidadosamente cada criação, garantindo que algoritmos, conteúdos ou produtos tenham participação humana suficiente para assegurar direitos autorais ou patentes.

ERP + IA: o copiloto da gestão

No campo corporativo, a integração de IA e ERPs transforma a gestão. A combinação permite automatizar conciliações bancárias, fechamento contábil, previsão de demanda, triagem de currículos e segmentação de clientes.

Barreiras, riscos e democratização

Por outro lado, ainda há desafios a serem superados, como qualidade de dados, resistência cultural e segurança da informação. Mitos sobre custos ou autonomia da tecnologia também persistem.

Especialistas, no entanto, também afirmam que a IA seguirá o mesmo caminho da internet nos anos 1990: inevitável, comum e transformadora.

Incentivos fiscais e inovação

Além da estratégia, a inteligência artificial pode gerar economia tributária, permitindo, por exemplo, a dedução de investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, por meio da Lei do Bem.

Colaborador

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas