Pesquisa mostra que 38% dos brasileiros que procuravam emprego no LinkedIn tiveram êxito

A rede social profissional LinkedIn é utilizada por mais da metade (54%) dos brasileiros para procurar novas oportunidades de trabalho, sendo que 38% deles já conseguiram emprego por meio da plataforma. O estudo realizado pela empresa mineira de pesquisa de mercado Opinion Box, em parceria com o newscast de marketing M15, demonstra a relevância dessa rede social tanto para quem procura emprego quanto para quem já está empregado.
De acordo com o levantamento, 83% dos usuários da rede já estão empregados, enquanto 14% dos entrevistados não estão trabalhando no momento, mas estão em busca de novas oportunidades de crescimento ou realocação. Além disso, 43% dos respondentes disseram que não tiveram mudanças quanto ao uso do LinkedIn nos últimos 12 meses e 55% afirmam que devem continuar utilizando a plataforma da mesma maneira nos próximos 12 meses.
Vale ressaltar que 31% das pessoas que participaram da pesquisa disseram que utilizam a plataforma pelo menos uma vez por semana, e 22% dos brasileiros utilizam pelo menos uma vez ao dia. A grande maioria (72%) acessa essa rede social por meio de smartphones, enquanto 24% acessam por meio de desktops e notebooks, e 3% por meio de tablets.

A plataforma também é utilizada para a criação de novas conexões com pessoas e empresas, uma verdadeira ferramenta estratégica de networking. Dentre os usuários brasileiros, 44% aceitam convites de pessoas que não conhecem pessoalmente, mas que atuam na mesma área de interesse. Já 30% afirmam enviar convites para profissionais desconhecidos, desde que sejam da mesma área de atuação.
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A maioria (83%) das pessoas que estão presentes no LinkedIn segue páginas de empresas na plataforma. Esse comportamento evidencia o interesse desse público em acompanhar conteúdos corporativos, oportunidades de trabalho e novidades no mercado.
A publicação de conteúdos interessantes ou úteis para a área de atuação é o principal motivo que leva 61% das pessoas a seguirem as páginas na rede social profissional. O interesse em trabalhar e acompanhar as vagas dessas empresas (47%) e conteúdos vistos como educativos (44%) são outros fatores que podem explicar esse comportamento.
Conteúdos publicados no LinkedIn
O LinkedIn também vem se tornando um espaço estratégico para construir reputação e gerar negócios. Conforme os dados do estudo, 67% dos usuários acompanham conteúdos de profissionais da sua área por meio da rede social profissional e 31% já contrataram serviços ou empresas que encontraram na plataforma.

Além disso, 71% dos entrevistados afirmam gostar dos conteúdos presentes nessa mídia social, contra apenas 5% que disseram não gostar do conteúdo. Entre os diferentes tipos de postagens, as mais populares são aquelas produzidas por outros profissionais da mesma área de atuação e de outras empresas, com 67% e 58% de aprovação do público, respectivamente.
Por outro lado, 34% afirmam nunca ter feito um post no LinkedIn, enquanto 31% postam menos de uma vez por mês. Apenas 4% dos respondentes relatam publicações pelo menos uma vez ao dia, e 1% postam várias vezes ao dia. Isso demonstra que a maioria dos brasileiros prefere consumir conteúdos a produzi-los.
A pesquisa da Opinion Box e M15 também aponta que 58% dos usuários dessa rede social no Brasil sentiram uma diminuição do alcance orgânico nos últimos meses. Outro dado interessante é que 36% do público aprovou a nova aba para vídeos curtos, semelhante ao estilo do TikTok e Reels, enquanto 28% não gostaram da novidade.
O uso gratuito da plataforma profissional segue dominando a preferência no País, mesmo com as vantagens oferecidas pelas versões premium. A maioria (82%) dos entrevistados afirma nunca ter pago por um dos planos de assinatura disponíveis no LinkedIn.
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