Mineração aquece mercado de contratação de executivos

Dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a taxa de desemprego no Brasil caiu para 11,2% no trimestre encerrado em janeiro. Esta é a menor taxa para o período desde 2016.
A percepção de melhora do mercado também é corroborada pela Tailor – consultoria brasileira especializada em recrutamento de executivos e soluções em recursos humanos, que registrou expansão de 73% no faturamento do primeiro trimestre de 2022 na comparação com o mesmo período do ano passado. O crescimento foi de 40% se compararmos com o último trimestre de 2021.
“Devido à natureza da nossa atuação, que é buscar profissionais estratégicos para as empresas, os headhunters sentem muito rapidamente as diferentes oscilações e necessidades do mercado de trabalho e somos uma espécie de termômetro fiel”, explica o sócio e headhunter da Tailor, Bruno da Matta Machado.
Segundo ele, o panorama é semelhante ao movimento geral que ocorre em todo o mercado, indicando boa perspectiva para o ano. “Pelo que pude notar, não foi um privilégio apenas da Tailor, mas todo o segmento de recrutamento e seleção de pessoas demonstra ter iniciado 2022 em alta demanda, sinal de que bons ventos possam soprar nos próximos meses”, acrescenta.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Quantidade e qualidade
A senioridade e faixa de remuneração dos profissionais também foram superiores, o que demonstra um mercado latente em busca de reforços nas posições de liderança, o que, por consequência, gera efeito cascata nas mudanças em toda a pirâmide organizacional.
Ainda de acordo com levantamento da Tailor, a média salarial das posições foi 23% superior a 2021, sendo que 31% das contratações de 2022 foram relativas aos cargos de Gerentes Seniores, 25% de Diretores(as) e 13% de cadeiras de C-level.
Áreas mais aquecidas
Com relação às indústrias mais aquecidas, o segmento de Mineração – e sua cadeia – foi responsável por 42% da demanda de contratações da consultoria. Varejo e bens-de-consumo vêm logo atrás, com 19% da demanda, seguido pelo segmento de Saúde, com 13%.
Sobre as áreas de atuação que mais geraram oportunidades, o destaque do primeiro trimestre do ano foi para as posições da área Financeira, com 27% das contratações, Industrial e Operações com 19% e a área de Vendas e Marketing em terceiro lugar, com 18% das vagas conduzidas pela Tailor.
Os números representam bem a dinâmica do mercado neste início de ano, já que o mercado de commodities está bastante demandante. “Além disso, estamos acompanhando diversos movimentos do mercado financeiro, de M&As e preparações de IPOs e outros eventos que fazem com que a busca por talentos em finanças seja intensa”, completa o diretor da Tailor.
Ouça a rádio de Minas