Modelo de trabalho por projeto é tendência que traz flexibilidade para empresas e profissionais

Em busca de maior equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, ou de ampliar as possibilidades de recolocação no mercado, muitos profissionais estão apostando no modelo de trabalho por projetos. Segundo o Índice de Confiança Robert Half (ICRH), da consultoria de recrutamento de mesmo nome, 67,5% dos pesquisados afirmaram acreditar que a experiência de trabalhar com contrato temporário em projetos especializados é positiva para o currículo.
Pelo lado das empresas, a contratação de especialistas para demandas estratégicas específicas em momentos de imprevisibilidade econômica para uma contratação permanente é uma forma de aliviar a sobrecarga da equipe.
O gerente de recrutamento da Robert Half, Alexandre Mendonça, destaca que esse modelo de trabalho segue em crescimento. “A Robert Half tem, hoje, somente em Minas Gerais, 400 profissionais direcionados para esses postos”, ressalta o gerente.
Para os trabalhadores que buscam recolocação, o modelo “por empreitada” é um caminho para novas oportunidades. Segundo dados da Robert Half, cerca de 80% dos profissionais que entram em um projeto são efetivados pelo contratante.
“Do ponto de vista do profissional, o trabalho se torna um cartão de visita. Pelo lado das empresas evita a necessidade buscar por novos profissionais no mercado”, destaca Alexandre, lembrando que o projeto funciona como uma oportunidade de conhecimento mútuo.
Pontos positivos para empresas ao contratar profissionais por projeto
- Contratação de especialistas para demandas estratégicas;
- Imprevisibilidade econômica para uma contratação permanente;
- Aliviar sobrecarga da equipe;
- Agilidade na contratação;
- Simplificação da gestão (menos burocracia).
Vantagens para os profissionais de trabalhar por projetos
- Adquirir experiência;
- Networking;
- Oportunidade de efetivação;
- Flexibilidade;
- Contato com ferramentas novas.
Ouça a rádio de Minas