Gestão

Moore Brasil lança ferramenta digital de finanças empresariais

Moore Brasil lança ferramenta digital de finanças empresariais
Lindgren: momento exige decisões baseadas em dados abundantes | Crédito: Divulgação

A Moore Brasil, unidade Belo Horizonte, acaba de lançar o Witan, um serviço de especialista digital em finanças empresariais, voltado para a transformação do setor financeiro. A ferramenta  poderá ser utilizada por empresas de pequeno, médio e grande portes, que desejam avançar rapidamente a maturidade analítica do negócio, estabelecendo processos que auxiliem nas tomadas de decisões.

De acordo com o sócio da Moore, Marcus Lindgren, o grande objetivo do serviço é apoiar a alta cúpula das empresas na gestão, por meio de análises prescritivas. Para isso, são coletadas informações contábeis, gerenciais e financeiras, de maneira a embasar diagnósticos e planos.

“A gente localiza a relação de causa e efeito nas decisões que foram tomadas no passado e aplica nos resultados atuais, vislumbrando o futuro. O foco da Moore é auditoria e consultoria financeira, contábil e tributária. E o Witan vem para complementar o leque de ferramentas utilizadas na gestão e na tomada de decisões dos nossos clientes”, explicou.

O executivo lembrou que a dinâmica atual dos negócios exige que as decisões sejam adotadas com base em uma abundância de dados e não apenas na intuição dos gestores. E que, em momentos de crise, como a imposta pela pandemia de Covid-19, o cenário se torna ainda mais desafiador.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Isso porque, ao mesmo tempo em que muitas empresas foram afetadas negativamente, outras acabaram sendo pegas de surpresa por uma demanda repentina – o que também é positivo. Além disso, a incerteza aumenta a imprevisibilidade de receitas e exige ciclos mais curtos de planejamento.

“O serviço vai, justamente, ajudar os tomadores de decisão a criar cenários com maior velocidade e, principalmente, apoiados pelo grupo de especialistas da Moore. Para isso, contamos com um time de auditores, contadores, especialistas em custos, finanças, tributos, contabilidade, processos, estratégia e governança”, destacou.

Sobre o direcionamento da ferramenta, Lindgren disse que o foco são empresas que desejam avançar rapidamente na maturidade analítica. Segundo ele, geralmente são empresas que estão profissionalizando a gestão, vivenciando crescimento exponencial, que estejam buscando transformar seus modelos de negócios, se preparando para operações estruturadas de captação de recursos ou até passando por um processo de turnaround.

“Por isso ela atende as empresas de pequeno, médio e grande portes. Mas, obviamente, tende a se encaixar mais nas empresas de médio porte para cima. Além disso, acaba sendo voltada também para aquelas que tenham alguma estrutura informacional da gestão”, completou.

Isso significa que as empresas devem apresentar relatórios contábeis e financeiros a fim de demonstrar a realidade dos negócios. Trata-se de um processo para aprimorar a aderência à solução.  Caso a empresa ainda não esteja nesse patamar, a Moore também oferece soluções para ajudar neste processo.

Alcance – Por fim, o sócio da Moore disse que o alcance do serviço será nacional, porém, o início das atividades será mais concentrado na região Sudeste. E que prospecções iniciais indicam uma maior aderência por empresas do agronegócio. Quanto ao mercado externo, ele disse que por enquanto não será prioridade, até mesmo pelas especificidades fiscal e tributárias de cada país.

A Moore Global é uma rede de auditoria, consultoria e contabilidade, formada por mais de 30 mil pessoas, em 112 países. Tem por propósito ajudar pessoas e empresas a prosperarem em um mundo de mudanças. No Brasil, está presente em Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Joinville, Londrina, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Santa Maria e São Paulo. Em breve chegará em Manaus.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas