NuhClass cria soft skills a partir de histórias incríveis

O desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais tem se tornado cada vez mais essencial para o crescimento pessoal e profissional das pessoas. Visto como diferencial no mercado de trabalho no mundo atual, empresas não apenas contam com a evolução de seus colaboradores enquanto indivíduos, mas já também colaboram para a identificação e aprimoramento de características particulares – as chamadas soft skills – que podem transformar seus negócios quando bem conduzidas no coletivo.
Dados divulgados no relatório do Fórum Econômico Mundial 2021 indicam que 94% dos líderes de negócios esperam que os funcionários adquiram novas habilidades. E as habilidades mais demandadas pelas empresas e pelos profissionais que precisam manter seus empregos são justamente as soft skills, ou seja, aquelas voltadas ao conhecimento sobre o comportamento humano e as relações.
É neste cenário que a NuhClass, uma plataforma on-line desenvolvida em Minas Gerais, surge como alternativa a indivíduos, empresas e escolas, fornecendo aulas focadas no desenvolvimento de soft skills por meio de um sistema de assinatura. “Facilitamos o aprendizado a partir do entretenimento: misturamos conteúdo exclusivo de qualidade com produção cinematográfica. Entregamos o mapa dos comportamentos que estão por trás do talento de pessoas nacionalmente reconhecidas e servem como inspiração”, resume a founder e CEO da startup, Vanessa Nogueira.
Ela recorda que após suas experiências como professora da Fundação Dom Cabral (FDC) e diretora comercial da Strider, voltou-se para a missão de ajudar pessoas a desenvolverem habilidades comportamentais e interpessoais. Mas lembra que essa jornada teve início juntamente com a chegada da pandemia de Covid-19, o que alterou um pouco os rumos do que pretendia para seus clientes. O que havia sido pensado para ser um negócio imersivo para indivíduos e empresas acabou se tornando uma consultoria.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Por um tempo atuei como consultora de algumas organizações em programas de desenvolvimento e ajudei líderes a identificarem seus potenciais na transformação dos negócios. As oportunidades foram crescendo e a NuhClass surgiu para sanar as limitações, permitindo entregar esse conhecimento de forma diferente e abrangente ao mercado”, diz.
Vanessa Nogueira acredita que com a presença cada vez mais concreta e irreversível das máquinas nas mais variadas funções, o que diferencia o profissional no mercado de trabalho são justamente as características que o humanizam frente a um cenário que caminha a passos largos para a automatização. Além disso, estudos indicam que os profissionais também estão dando maior ênfase aos cursos de desenvolvimento pessoal. Por isso, a executiva ressalta que o foco nas soft skills não está restrito aos ambientes corporativos.
“Os indivíduos que desejam se destacar em suas áreas, independentemente de estarem vinculados a grandes empresas, já começam a perceber que o futuro do trabalho passa pela humanização das pessoas e isso se reflete na busca por conteúdos que contribuam para o desenvolvimento das habilidades comportamentais”, completa.
E a NuhClass se propõe a suprir esse gap, que é uma dor real dos indivíduos, dos empresários e departamentos de recursos humanos em um formato inovador. As aulas são pensadas e gravadas por uma equipe que conta com roteirista e diretor de cinema, o que confere ao projeto uma leveza e qualidade que contribui para que o processo de aprendizagem seja mais dinâmico e menos burocrático. Outro diferencial são os convidados que atuam como professores e são desafiados a compartilhar habilidades que não são óbvias para o público.
O compositor e multi-instrumentista Marcus Viana, por exemplo, aparece usando sua experiência como criador de imagens sonoras para falar sobre como enxergar o que não é óbvio. O tecladista do Skank, Henrique Portugal, apresenta formas de abraçar as transformações e o árbitro Anderson Daronco divide sua experiência em lidar com a pressão em conflitos. As primeiras aulas disponíveis contam com as presenças da pintora Yara Tupynambá (Aprender a aprender), da pesquisadora Sílvia Lorenso (Como exercer o máximo do seu potencial), do físico e um dos inventores do nanoscópio Ado Jorio (Como alcançar o impossível) e do maestro Silvio Viegas (Senso de excelência).
Ouça a rádio de Minas