Gestão

RH Summit MG destaca habilidades dos líderes

Encontro abordou os principais desafios do universo corporativo, o papel estratégico dos Recursos Humanos e as transformações do mundo do trabalho
RH Summit MG destaca habilidades dos líderes
Durante o RH Summit MG - Liderança em Movimento foram tratados diversos temas, como a transformação digital e a importância do foco no ser humano | Foto: Diário do Comércio / Daniela Maciel

Considerado o maior evento de capital humano de Minas Gerais, o RH Summit MG – Liderança em Movimento  – aconteceu nesta segunda-feira (29), na Sala Minas Gerais, na Região Centro-Sul da Capital. Organizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – Minas Gerais (ABRH-MG), o evento tratou dos principais desafios do mundo corporativo,  as transformações no mundo do trabalho e o papel estratégico do RH na construção de negócios sustentáveis e inovadores. 

De acordo com o presidente da ABRH-MG, David Braga, a liderança do CEO junto à expertise do RH é o caminho para converter os desafios contemporâneos em oportunidades.  

“Estar em movimento não é apenas se mexer. Temos trazido dentro da ABRH-MG discussões extremamente relevantes para que o líder entenda qual o seu papel perante as pessoas porque, afinal de contas, são elas que entregam os resultados. E, para isso, as lideranças precisam se preparar, melhorar as competências técnicas e comportamentais e, evidentemente, gastar tempo com as pessoas. Elas precisam ser cuidadas, compreendidas e ser ofertados a elas desafios condizentes com suas habilidades e competências”, explicou Braga.

Com 1500 inscritos, o RH Summit recebeu lideranças como o CEO da Exame Educação e fundador da Saint Paul Escolas de Negócios, José Cláudio Securato, que abriu o encontro com a palestra magna “Potencializando pessoas para performar mais e melhor em prol de todos”.

Para ele, potencializar o capital humano e ter performance passa por entender as principais mudanças do mundo que saem do eixo padrão e vão para um eixo da singularidade, do exclusivo, do único. “Historicamente a sociedade sempre  procurou organizar a vida, sempre com alguma coisa acima do humano: a natureza, o divino, a razão. Até aqui o mundo era focado, linear, rígido, progressivo, esperado e garantido. Esse mundo foi muito importante para a humanidade, mas talvez ele não faça mais sentido. O mundo contemporâneo é horizontal. As estruturas hierárquicas serão achatadas. A gente quer criar um ambiente para a pessoa trabalhar melhor. Queremos aumentar o respeito, a confiança e a autonomia”, analisou Securato.

Gestão de pessoas na indústria 4.0, design organizacional estratégico, mulheres na gestão de indústria pesada, motivação e poder dos benefícios, responsabilidade corporativa e diversidade e inclusão foram alguns dos outros temas tratados. 

Humano no foco

No painel “Humanizando o digital: a força da experiência do colaborador na satisfação do cliente”, o diretor técnico do RH Summit MG, Jorge Feliciano, destacou a importância do propósito para a construção de negócios perenes.

“Empresas e empresários que desejam ter sucesso hoje e no futuro precisam considerar em todos os aspectos na criação de produtos e serviços com podem fazer uso das novas tecnologias para torná-los mais humanos”, afirmou Feliciano. 

“Quando a gente entende que o avião foi apenas uma escolha entre tantas outras possíveis e que a empresa é feita por pessoas, a visão muda. Quando a gente tem profundidade nessa relação, os resultados acontecem. Não é possível fugir dessa onda digital, que certamente vem para colaborar, mas ela precisa ser uma ferramenta que as pessoas utilizem na sua profundidade, as pessoas precisam continuar no centro. Quando elas estão no centro, você consegue trazer um processo de engajamento, transparência e comunicação muito profundo”, afirmou o diretor de pessoas da Azul Linhas Aéreas, Antônio Dibai, no mesmo painel. 

No espaço Arena ABRH, a sócia da Prime Talent, Bárbara Nogueira discutiu as habilidades do líder do futuro na palestra “Domine as soft skills do futuro: seja indispensável no mercado e acelere sua carreira”.

“Nós não precisamos de líderes do futuro mas, sim, de líderes de futuro agora! O líder de futuro é aquele que realmente vai ter uma ascensão na carreira e vai se destacar por ‘n’ motivos, incluindo as competências comportamentais, que são elas que fazem você crescer na sua carreira e não apenas as competências técnicas”, pontuou Bárbara Nogueira.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas