Tangerino surfa na escalada do home office

A impressionante escalada do home office no Brasil a partir da chegada da Covid-19 ao País, em março do ano passado, gerou uma grande preocupação para empresários e setores de recursos humanos (RH), que é o controle de ponto e jornada.
De uma hora para outra, não era mais possível saber se alguém estava cumprindo o horário, ou ainda, efetivamente trabalhando. Sendo assim, soluções on-line e integradas, muitas vezes já existentes, ganharam os holofotes.
Nessa linha, o Tangerino, startup sediada em Belo Horizonte, dobrou o faturamento em 2020 e conquistou 3 mil clientes, entre eles, Sony Music, Hugo Boss, Grupo S2 Holding e Embaixada Alemã.
Lançado em 2013, o aplicativo instalado no dispositivo móvel ou pelo acesso ao sistema web, faz o controle registrando os pontos usando apenas computador, tablet ou celular.
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Para garantir a veracidade das informações, ele utiliza a biometria para fazer o reconhecimento facial da pessoa que está atrás da tela.
De acordo com o coordenador de Inside Sales do Tangerino, Walner Santos, a proposta da empresa é o controle da jornada, uma vez que o home office é voltado para a produtividade.
“O assunto ‘trabalho em casa’ já era discutido há muito tempo. Algumas empresas já tinham um modelo flexível, mas não como agora e nós nos diferenciamos nesse sentido. Com esse sistema você deixa de ter o controle de tempo e faz o monitoramento da entrega, assim, o gestor consegue tangibilizar o que está sendo entregue”, explica Santos.
Para se adaptar à nova realidade do mercado, a startup desenvolveu o Tangerino Totem, que permite maior controle sobre a jornada de trabalho com precaução e distanciamento necessário.
Com o app, o colaborador consegue bater ponto usando o celular. Ao se posicionar em frente ao dispositivo com um QR code em mãos (crachá, cartão ou celular), o sistema faz a identificação do código e captura uma foto em seguida para garantir a autenticidade.
“Nosso propósito é simplificar os processos e assim tornar a vida de RH mais fácil, descentralizando o controle de jornada e liberando esses profissionais para tarefas mais estratégicas. Quem conhece o colaborador é o gestor direto. A jornada também pode ser registrada off-line e recolhida periodicamente. Em um País como o nosso esse tipo de solução é fundamental”, pontua.
Expectativas e crescimento
Apesar de atender clientes de porte nacional e internacional, o Tangerino também se dedica às empresas menores. O desafio de ter uma equipe capaz de suportar o crescimento da empresa é vencido com o desenvolvimento de pessoas e, agora, contratações remotas.
“A representatividade que temos em Belo Horizonte fez com que pudéssemos ter mais oportunidades. Temos clientes na Europa, África, América do Norte e hoje ‘somos’ um software disponível para qualquer empresa. O diferencial é o trabalho consultivo que fazemos, sendo assim, entendemos as necessidades dos grandes e dos pequenos. As empresas sabem o que querem, mas não sabem como, por isso, temos que saber ouvir o que ela espera do Tangerino para entender como podemos ajudar”, afirma.
Com a perspectiva de dobrar os resultados em 2021, o coordenador de Inside Sales do Tangerino enxerga que o novo modelo veio para ficar. “Em 2020 tivemos que nos reinventar porque o home office para a gente não era uma realidade. Agora adotamos um modelo híbrido e estamos com vagas em todos os times”, completa.
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