União Brasileira para a Qualidade elege os melhores em gestão de Minas Gerais

Para estimular as organizações mineiras e consequentemente a competitividade e produtividade de Minas Gerais, a União Brasileira para a Qualidade (UBQ) lançou o Prêmio Melhores em Gestão Minas Gerais (PMG MG), que teve o primeiro ciclo realizado neste ano.
A iniciativa resgata uma jornada de aprendizado e experiências e congrega profissionais especialistas para contribuírem com uma avaliação imparcial e de alto nível técnico.
O diretor técnico da UBQ e membro da Comissão Coordenadora do PMG MG, Rafael Castilho, destaca a estruturação e a realização do primeiro ciclo do Prêmio Melhores em Gestão Minas Gerais.
“Esse prêmio representa de forma concreta a conexão de uma rede de profissionais e organizações que acreditam que a busca por uma gestão de excelência viabiliza a competitividade e a produtividade e consequentemente o desenvolvimento para uma sociedade mais justa e sustentável. Este ciclo só foi possível pela dedicação e esforço de especialistas de alto nível. A UBQ espera que a cada ciclo consigamos estimular e contribuir com mais organizações mineiras e contribuir com o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil”, afirma.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Conheça as três organizações reconhecidas neste ano pelo Prêmio Melhores em Gestão Minas Gerais
Premiadas – Rumo à Excelência
Energisa Minas Rio Distribuidora de Energia S.A.
Empresa fundada em 1905, situada no município de Cataguases, oferece ao mercado um completo ecossistema de soluções energéticas inovadoras e sustentáveis.
Santa Casa BH
A maior instituição de saúde do Estado, que desde 1899 construiu um legado que é reconhecido por todos os mineiros por meio da Assistência à Saúde; do Ensino, Pesquisa e Inovação e da Assistência Social, pilares que sustentam a sua atuação e que norteiam seu ideal de que a saúde deve ser de ponta e deve ser para todos.
Finalista de destaque – Rumo à Excelência
Celulose Nipo-Brasileira S.A – Cenibra
Fundada no dia 13 de setembro de 1973, situada no município de Belo Oriente, é uma indústria produtora de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto.
O prêmio é um instrumento de estímulo, avaliação e reconhecimento público às organizações mineiras de todos os portes e setores, que se destacam pela adoção de processos gerenciais e práticas de gestão alinhados ao Modelo de Excelência da Gestão (MEG) e orientados pelos Fundamentos da Excelência:
- Pensamento Sistêmico
- Compromisso com as partes interessadas
- Aprendizado organizacional e Inovação
- Adaptabilidade
- Liderança transformadora
- Desenvolvimento sustentável
- Orientação por processos
- Geração de valor
A realização do prêmio foi possível a partir da cooperação técnica entre a UBQ e a Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, detentora dos direitos autorais no MEG e demais instrumentos utilizados no processo de avaliação.
As organizações candidatas têm seu sistema de gestão avaliado individualmente em relação ao MEG. Logo, o prêmio busca reconhecer aquelas organizações com maior aderência com o MEG, sem gerar uma disputa entre as organizações ou uma comparação entre elas. Para isso o prêmio utiliza três categorias de avaliação, de acordo com a maturidade dos candidatos: Primeiros Passos, Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência.
As organizações que concorreram ao prêmio passaram por quatro etapas:
- análise de elegibilidade;
- autoavaliação;
- provimento de evidências;
- avaliação dos processos gerenciais por meio de evidências e visita virtual;
- validação pelo comitê de juízes.
Todo o processo de avaliação segue um rigoroso Código de Ética e o sigilo da identidade das organizações é preservado durante todo o processo. As empresas são tratadas por códigos e somente as que são reconhecidas têm o nome revelado após o encerramento da validação dos juízes.
Ciclo 2024 do Prêmio Melhores em Gestão Minas Gerais
O Ciclo 2024 do PMG MG iniciou em março deste ano e nesta segunda-feira, dia 28 de outubro de 2024 foi realizada a reunião do Comitê de Juízes para a validação do processo e do resultado das avaliações realizadas pelas equipes de avaliadores.
O Comitê de Juízes do PMG MG, ciclo 2024, foi composta por Ana Lúcia De Angelis Campos, Gerente de Administração e Finanças do Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (FAEMG/SENAR); Caio Marcio Becker Soares, Conselheiro Consultivo da União Brasileira para a Qualidade (UBQ) e Acadêmico da Academia Brasileira da Qualidade (ABQ); Ivana Serpa Braga, Presidente do Sindicato da Indústria do Material Plástico do Estado de Minas Gerais (SIMPLAST) e representante da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).
Os juízes validaram o resultado de quais as organizações serão reconhecidas com o Prêmio Melhores em Gestão Minas Gerais Ciclo 2024 em cerimônia de premiação, aberta ao público, com convites para autoridades do meio empresarial e governamental, para entrega de placas e troféus às organizações que se destacaram por suas práticas e ações em busca pela excelência da gestão.
A solenidade oficial de entrega do prêmio será realizada no mês de novembro, em Belo Horizonte, e os interessados em participar podem se inscrever pelo site.
Ouça a rádio de Minas