Gestão

Veja quais são os empregos em alta para Belo Horizonte em 2025, segundo o LinkedIn

Os destaques estão nos setores de educação e finanças, além da retomada dos setores de turismo e eventos
Veja quais são os empregos em alta para Belo Horizonte em 2025, segundo o LinkedIn
Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Um levantamento recente realizado pela rede social corporativa LinkedIn identificou quais empregos estão em alta para 2025 em Belo Horizonte. A plataforma listou, ao todo, 10 cargos que mais cresceram na cidade nos últimos três anos.

O levantamento local complementa a lista nacional das 25 profissões em alta, liberada anualmente pelo time editorial do LinkedIn, que traça um panorama das principais tendências do mercado de trabalho brasileiro.

Para este ano, os destaques da capital mineira são empregos nos setores de educação e finanças, além da retomada dos setores de turismo e eventos, que voltaram a crescer no cenário pós-pandemia.

A lista é lançada em um momento de alta mobilidade no mercado de trabalho. Segundo dados apurados pela plataforma, três a cada cinco trabalhadores planejam buscar novas oportunidades de empregos em 2025. Esse movimento enfatiza a necessidade de adaptação constante, já que, até 2030, 75% das habilidades exigidas para diversas funções no Brasil serão diferentes das atuais.

“Conhecer as especificidades de cada cidade é essencial para acompanhar a evolução do mercado de trabalho. Belo Horizonte, como um dos principais polos industriais e de serviços de Minas Gerais, possui uma dinâmica própria que reflete a riqueza e diversidade da economia brasileira. Por isso, é fundamental oferecer dados locais que ajudem profissionais e empresas a se prepararem para as transformações do mercado”, explica o editor-chefe do LinkedIn Notícias no Brasil, Guilherme Odri.

Editor-chefe do LinkedIn Notícias no Brasil, Guilherme Odri | Crédito: Arquivo Pessoal/ Divulgação

Educação tem papel de destaque entre os empregos mais anunciados em Belo Horizonte

Na lista de Belo Horizonte, a presença de empregos como assistente educacional e professor do ensino fundamental reflete a crescente valorização da educação especificamente na cidade, principalmente, considerando que essa posição não apareceu nas listas das demais localidades.

AdobeStock_496068370_Editorial_Use_Only
Rede social é uma das principais fontes de pesquisa para vagas de emprego | Crédito: Adobe Stock

Já a função analista de planejamento financeiro é semelhante a outras capitais economicamente fortes, como Brasília (DF), evidenciando a relevância de habilidades analíticas e de previsão financeira. Confira a lista completa:

Assistente educacional

Profissional que auxilia os professores na sala de aula, fornecendo suporte instrucional e trabalhando com os alunos individualmente ou em pequenos grupos. As competências mais comuns são a educação infantil, educação especial e pedagogia.

Esse profissional é mais cotado nos setores de saúde e serviços sociais, educação infantil, ensino fundamental e médio, e em associações de defesa de direitos sociais. Em 2024, cerca de 96% dos contratados nessa área foram mulheres, e 4%, homens.

Professor do ensino fundamental

É o profissional que planeja e ministra aulas de várias disciplinas, avaliando o progresso dos alunos e criando um ambiente de aprendizado positivo. As competências mais comuns para o cargo são educação, a pedagogia e o ensino fundamental.

Já os setores mais comuns de trabalho são a educação infantil, o ensino fundamental e médio, a área de saúde e serviços sociais, e a administração pública. No ano passado, 58% dos contratados eram mulheres, e 42%, homens.

Especialista de produtos

Este profissional fornece informações detalhadas sobre os produtos de uma empresa, auxilia no desenvolvimento de produtos e apoia diferentes áreas da empresa. Suas competências mais comuns são a gestão de produtos, o desenvolvimento de produtos e a capacidade analítica.

Os setores que mais demandam esse profissional são a intermediação de crédito, a fabricação de produtos químicos e a fabricação de máquinas. Cerca de 44% dos profissionais contratados nesta área em 2024 eram mulheres, e 56%, homens.

Consultor de viagens

As vagas para essa função exigem habilidades específicas em gestão de viagens, viagens de negócios e planejamento de viagens. Os setores que mais demandam esse profissional são os serviços e consultoria em tecnologia da informação (TI), organização de viagens e hotelaria.

Cerca de 67% dos profissionais contratados nesta área em 2024 eram mulheres, e 33%, homens.

Coordenador de eventos

Quem busca oportunidades para coordenar eventos deve se atentar aos requisitos de planejamento de eventos, produção de eventos e eventos corporativos. Os setores que mais demandam esse profissional são as associações de defesa de direitos sociais, atividades de recreação e lazer, e serviços de alimentação e bebidas.

Cerca de 60% dos profissionais contratados nesta área em 2024 eram mulheres, e 40%, homens.

Analista de planejamento financeiro

Há vagas também para o profissional de análise financeira, que avalia dados financeiros, cria previsões e fornece insights para ajudar empresas a tomarem decisões informadas sobre orçamento e investimentos. As competências mais comuns desse cargo são o planejamento financeiro, análise financeira e relatórios financeiros.

Os setores que mais demandam esse profissional são a mineração, tecnologia, informação e internet, e saúde e serviços sociais. Cerca de 41% dos profissionais contratados nesta área em 2024 eram mulheres, e 59%, homens.

Supervisor de merchandising

Quem busca uma carreira em merchandising deve ter habilidades nessa área, além de varejo e marketing comercial. Esse profissional supervisiona a exibição e arranjo de produtos em ambientes de varejo para maximizar as vendas e melhorar a experiência de compra.

Os setores que mais demandam esse profissional são os serviços de alimentação e bebidas, publicidade e propaganda, e fabricação de produtos alimentícios e bebidas. Cerca de 24% dos profissionais contratados nesta área em 2024 eram mulheres, e 76%, homens.

Analista de folha de pagamento

As vagas para analista de folha de pagamento demandam habilidades específicas em administração, processamento e análise de folha de pagamento.

Os setores que mais demandam esse profissional são a contabilidade, serviços e consultoria em TI, e atividades de organizações sem fins lucrativos. Cerca de 69% dos profissionais contratados nesta área em 2024 eram mulheres, e 31%, homens.

Analista de saúde

O profissional de análise de saúde coleta e analisa dados de cuidados de saúde, interpretando-os para ajudar as organizações a aumentar sua eficiência e aprimorar os resultados de saúde de pacientes. Suas competências mais comuns são a saúde ocupacional, gestão de serviços de saúde e capacidade analítica.

Os setores que mais demandam esse profissional são as atividades de recreação e lazer, associações de defesa de direitos sociais e mineração. Cerca de 86% dos profissionais contratados nesta área em 2024 eram mulheres, e 14%, homens.

Gerente de marketing

Quem busca uma carreira em marketing deve ter habilidades em gestão e estratégia de marketing, e branding. Os gerentes da área desenvolvem e implementam estratégias de marketing e supervisionam campanhas para promover os produtos ou serviços de uma empresa.

Os setores que mais demandam esse profissional são os serviços e consultoria de gestão empresarial, serviços e consultoria em TI, e publicidade e propaganda. 37% dos profissionais contratados nesta área em 2024 eram mulheres, e 63%, homens.

Metodologia ajuda a identificar oportunidades de trabalho

Segundo Guilherme Odri, os pesquisadores do Gráfico Econômico do LinkedIn analisaram milhões de vagas ocupadas por usuários do LinkedIn entre 1º de janeiro de 2022 e 31 de julho de 2024 para calcular a taxa de crescimento de cada cargo.

Para fazer parte da lista, ele pontua que os cargos precisavam mostrar um crescimento positivo entre os usuários, contar com um número suficiente de anúncios de vagas no último ano e ter passado por um aumento significativo até 2024.

Cargos idênticos com diferentes níveis de experiência, por exemplo, foram agrupados e classificados em conjunto. Foram excluídos, portanto, estágios, cargos de voluntariado, funções temporárias e funções de estudantes, assim como empregos cuja contratação depende de um pequeno número de empresas em cada cidade.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas