Casa Branca diz que dados econômicos de outubro podem não ser divulgados por paralisação
A Casa Branca afirmou nesta quarta-feira (12) que os relatórios de emprego e inflação de outubro podem nunca ser divulgados devido à paralisação do governo.
A porta-voz Karoline Leavitt disse a jornalistas que o shutdown prejudicou a coleta de estatísticas federais, deixando as autoridades do Federal Reserve trabalhando às cegas em um momento econômico crítico.
A Câmara dos Representantes dos EUA (equivalente à Câmara dos Deputados no Brasil) deve votar nesta quarta o projeto que tenta encerrar a mais longa paralisação já registrada do governo do país, que chega ao seu 43º dia. O texto foi aprovado no Senado na segunda-feira (10).
No mês passado, o Fed (Federal Reserve, o banco central americano) anunciou a redução de 0,25 ponto percentual na taxa de juros do país, para 3,75% a 4% ao ano, apesar da falta dos dados mais recentes.
Na ocasião, autoridades do Fed reconheceram as limitações impostas pela paralisação do governo , baseando sua leitura da taxa de desemprego em dados de agosto -mês do último relatório oficial de empregos-, mas observaram que “os indicadores disponíveis sugerem” que a economia continuou crescendo em ritmo moderado.
Os deputados devem votar nesta quarta um pacote de financiamento provisório para retomar a assistência alimentar interrompida, pagar centenas de milhares de funcionários federais e recuperar um sistema de controle de tráfego aéreo prejudicado.
Os republicanos atualmente detêm uma estreita maioria de 219 a 213 na Câmara. A expectativa é que o apoio do presidente dos EUA, Donald Trump, ao projeto de lei deve manter seu partido unido diante da oposição dos democratas da Câmara.
Conteúdo distribuído por Folhapress
Ouça a rádio de Minas