Internacional

CURTAS INTERNACIONAL | 01/12

CURTAS INTERNACIONAL | 01/12
Crédito: Freepik

Telefónica demitirá 3 mil na Espanha

A Telefónica anunciou plano de demissão para funcionários nascidos até 1967 e com pelo menos 15 anos de casa, afirmou ontem a central sindical espanhola UGT. A entidade calculou que 3.261 funcionários estão incluídos nas condições anunciadas pela empresa. O terceiro maior grupo de telecomunicações da Europa emprega 16 mil funcionários na Espanha e vai limitar o número de participantes no plano a 60% do pessoal elegível, afirmou a UGT, acrescentando que a consultoria KPMG ajudou na elaboração do plano. Alguns departamentos serão poupados, como os focados em cibersegurança, marketing e inteligência artificial, afirmou o representante da UGT Diego Gallart. “A maior parte dos cortes vai ocorrer em implantação de rede, manutenção e departamentos de serviços mais básicos aos clientes”, disse Gallart. A Telefónica não comentou o assunto. Uma fonte informou anteriormente que 2 mil a 4 mil empregos seriam cortados, após movimentos semelhantes adotados na Espanha por Vodafone e Orange.

Expansão do comércio global é incerta, diz ONU

O crescimento do comércio global se estabilizou durante o segundo semestre deste ano, mas as perspectivas para 2022 são muito incertas, disse ontem a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad, na sigla em inglês). “A tendência positiva para o comércio internacional em 2021 é em grande parte resultado da forte recuperação da demanda devido à redução das restrições da pandemia, pacotes de estímulo econômico e aumentos nos preços das commodities”, disse a agência em uma atualização comercial. “No entanto, a previsão para 2022 continua muito incerta”.

China estabelece regras para aplicativos

A China definiu ontem novas regras para garantir os direitos dos motoristas em sua gigantesca indústria de aplicativos de carona, exigindo que as operadoras desses serviços forneçam seguro social e divulguem seus lucros. Em um comunicado, o Ministério dos Transportes informou que as companhias de aplicativos de transporte devem melhorar os mecanismos de distribuição de renda. O ministério também disse que medidas antimonopólio serão intensificadas contra essas empresas e uma “expansão desordenada de capital” será evitada no setor. As regras surgiram depois que reguladores chineses disseram em setembro a empresas como Didi, Meituan, Alibaba, Ele.me e Tencent para melhorar a forma como distribuíam as receitas e garantir períodos de descanso para motoristas e entregadores.

Samsung fornecerá novo chip à Volkswagen

A Samsung Electronics revelou novos chips automotivos avançados visando à demanda do setor, incluindo um sistema de infoentretenimento acoplado da Volkswagen desenvolvido pela LG Electronics. A procura por chips automotivos de “alta tecnologia” está crescendo, podendo lidar com maior consumo de entretenimento e componentes elétricos nos carros, disse a Samsung em um comunicado, informando que planeja responder ativamente à crescente demanda. Os chips, desenvolvidos pela System LSI, empresa de design de chips lógicos da Samsung, incluem um que permite usar a tecnologia 5G para baixar vídeos de alta definição durante o trânsito e um chip de gerenciamento de energia para fornecimento estável de eletricidade. Um terceirochip, um processador de infoentretenimento que pode controlar até quatro monitores e 12 câmeras ao mesmo tempo, foi introduzido no computador de alto desempenho da Volkswagen chamado In Car Application Server (ICAS) 3.1, desenvolvido pela divisão de componentes de veiculares da LG Electronics, disse a Samsung.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas