CURTAS INTERNACIONAL | 18/11

Fitch confirma nota de crédito do México
A Fitch Ratings confirmou ontem as notas de crédito do México para dívida em moeda local e estrangeira ambas em “BBB-”, com perspectiva estável, movimento que o país latino-americano saudou como forma de manter acesso aos mercados financeiros internacionais. A agência de classificação de risco também disse esperar que a economia mexicana cresça 5,9% neste ano e 2,8% no próximo, ainda em meio a uma escassez de oferta até o primeiro semestre de 2022.
Expansão econômica da Rússia desacelera
A economia da Rússia expandiu 4,3% no terceiro trimestre de 2021 na comparação com o mesmo período do ano anterior, mostraram dados da Rosstat ontem, depois de o país registrar o maior crescimento desde 2000 no trimestre anterior diante da recuperação da contração causada pela pandemia de Covid-19. Em comparação com o terceiro trimestre de 2019, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,7%, acrescentou a Rosstat, agência federal de serviços de estatísticas. Para o segundo trimestre, a Rússia informou crescimento anual de 10,5%, um ano depois de os lockdowns terem afetado a atividade econômica.
Turquia continua batalha contra juros
O presidente turco, Tayyip Erdogan, disse ontem que não deixará os juros esmagarem as pessoas e continuará sua batalha contra eles “até o fim”, um dia antes de uma importante reunião de política monetária do banco central, em que a taxa básica do país pode ser reduzida ainda mais. Em comentários que levaram a lira para mínimas recordes, Erdogan disse aos membros de seu partido no poder, AK, que retirará o fardo das taxas de juros das pessoas e instou empresários a investir, contratar e aumentar as exportações.
Argentina vendeu 34,1 milhões de t de soja
Agricultores argentinos venderam 34,1 milhões de toneladas de soja para a temporada de 2020/21, depois que foram registradas transações em uma semana de 472,1 mil toneladas, informou ontem o Ministério da Agricultura, em relatório com dados atualizados até 10 de novembro. O ritmo de vendas de uma das principais safras da Argentina ficou aquém em comparação com a safra anterior, quando na mesma data foram registradas vendas de 35,1 milhões de toneladas da oleaginosa, segundo informações oficiais. A colheita de 2020/21 da soja na Argentina encerrou junho com uma produção de 43,1 milhões de toneladas.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Toshiba planeja se dividir em 3
A Toshiba revelou planos para se cindir em três empresas, para tentar apaziguar os acionistas ativistas que pedem uma revisão radical do conglomerado japonês após anos de escândalos. Fundada em 1875, a Toshiba planeja alojar suas divisões de energia e infraestrutura em uma unidade, enquanto as de disco rígido e de semicondutores de energia formarão a espinha dorsal de outra. Uma terceira administrará a participação da Toshiba na empresa de chips de memória flash Kioxia e outros ativos.
Ouça a rádio de Minas