Suíça – O secretário de Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, disse à ativista do clima Greta Thunberg, nesta quinta-feira (23), que ela deveria estudar economia, o que levou a adolescente sueca a responder que não precisa de um diploma para saber que o mundo não está cumprindo suas metas climáticas.
Indagado sobre pedidos anteriores de Greta para que o mundo abandone os combustíveis fósseis, Mnuchin disse em entrevista coletiva em Davos: “Ela é economista-chefe? Estou confuso… Depois que ela estudar economia na universidade, ela pode voltar e explicar isso para nós”.
PUBLICIDADE
Os comentários de Mnuchin ocorreram dois dias depois de o presidente dos EUA, Donald Trump, e Greta trocarem farpas indiretamente no Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, na Suíça.
Greta, que ficou um ano fora da escola para se dedicar a seu ativismo sobre a mudança climática, rebateu o secretário pelo Twitter.
“Então ou você nos diz como conseguir essa mitigação ou explique às próximas gerações e aos que já estão sendo afetados pela emergência climática por que devemos abandonar nossos compromissos climáticos”, escreveu após discursar para um painel lotado em Davos.
Mnuchin disse que a posição do governo Trump sobre o clima e as críticas de Greta foram mal interpretadas.
PUBLICIDADE
“Houve realmente uma má interpretação da política dos EUA. Deixe-me ser bem claro: o presidente Trump acredita absolutamente no ar limpo, na água limpa a em ter um meio ambiente limpo”.
Posteriormente, o secretário de Tesouro disse à emissora CNBC que ele não acredita que há apenas uns poucos anos para evitar uma catástrofe climática.
“Há uma série de outras questões importantes” ameaçando a civilização, disse ele, citando temas de saúde e a proliferação nuclear. “Os jovens precisam entender: o clima é uma questão que precisa ser colocada em contexto com várias outras coisas.”
(Reuters)