Internacional

Estados Unidos e Japão buscam cooperação para formalizar nova parceria comercial

Estados Unidos e Japão buscam cooperação para formalizar nova parceria comercial
Crédito: REUTERS/Denis Balibouse

Washington – Os Estados Unidos e o Japão anunciaram ontem uma nova parceria comercial para impulsionar a cooperação em questões de trabalho, meio ambiente e comércio digital, com ênfase nas “preocupações com terceiros países”, uma referência às políticas econômicas da China.

A representante de Comércio dos EUA, Katherine Tai, que está em Tóquio para se encontrar com novos ministros do Japão, disse que as reuniões iniciais da Parceria de Comércio EUA-Japão acontecerão no início de 2022, com reuniões periódicas regulares.

“Esta parceria aprofundará a cooperação entre os Estados Unidos e o Japão, que definiu nossa forte relação comercial bilateral”, disse Tai em comunicado divulgado por seu escritório em Washington.

A declaração do Escritório da Representante de Comércio dos Estados Unidos não mencionou o novo fórum como um órgão voltado para a negociação de novos acordos comerciais entre a maior e a terceira maior economia do mundo.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Novas moradias – A construção de novas moradias nos Estados Unidos caiu inesperadamente em outubro, já que a atividade continua limitada pela escassez de materiais, bem como pela falta de terras e mão de obra.

O início de construção de moradias caiu 0,7%, para taxa anual ajustada sazonalmente de 1,520 milhão de unidades no mês passado, disse ontem o Departamento de Comércio.

Os dados de setembro foram revisados para baixo, a taxa de 1,530 milhão de unidades, ante 1,555 milhão relatadas anteriormente. Economistas consultados pela Reuters previam uma recuperação para taxa de 1,576 milhão de unidades. Por sua vez, as licenças para futura construção de moradias subiram 4,0%, para taxa de 1,650 milhão de unidades para a União Europeia.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas