Internacional

Incêndios florestais na Califórnia obrigam mais de 30 mil pessoas a deixarem suas casas

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência
Incêndios florestais na Califórnia obrigam mais de 30 mil pessoas a deixarem suas casas
Bombeiro combate chamas de incêndio em Palisades Fire, em Los Angeles 07/01/2025 REUTERS/Ringo Chiu

Los Angeles (EUA) – Mais de 30.000 pessoas deixaram suas casas devido a um incêndio florestal que atingiu uma área costeira de luxo de Los Angeles durante a noite, com celebridades de Hollywood entre os que fugiram de carro e a pé enquanto as chamas se aproximavam.

Esperava-se que as condições climáticas se deteriorassem ainda mais durante esta quarta-feira, pois uma tempestade de vento e condições áridas alimentaram as chamas no bairro de Pacific Palisades e em pelo menos dois outros pontos na área de Los Angeles, segundo os meteorologistas.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência na terça-feira.

Várias edificações foram destruídas e cerca de 1.200 hectares foram queimados em Pacific Palisades, que fica entre as cidades praianas de Santa Monica e Malibu, segundo as autoridades. A área é lar de muitas estrelas do cinema e da música.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


As estradas ficaram congestionadas com pessoas fugindo das chamas, algumas abandonando seus carros enquanto o fogo se aproximava. Nuvens de fumaça e chamas se erguiam no céu noturno de Los Angeles e seus subúrbios.

O ator Steve Guttenberg disse à rede de televisão KTLA que seus amigos foram impedidos de fugir porque outras pessoas haviam abandonado seus carros na estrada.

“É muito importante que todos se unam e não se preocupem com seus bens pessoais. Apenas saiam”, disse Guttenberg. “Peguem seus entes queridos e saiam”.

Na manhã deste quarta-feira, a prefeita de Los Angeles, Karen Bass, pediu aos moradores que seguissem as ordens de retirada e usassem os abrigos montados pelas autoridades, se necessário.

“Permaneçam vigilantes e seguros”, escreveu ela em um post na rede social X, dizendo que a tempestade de vento deveria piorar durante a manhã.

O Serviço Nacional de Meteorologia disse em um comunicado: “Esta é uma situação particularmente perigosa para partes dos condados de Los Angeles e Ventura”.

Cindy Festa, moradora de Pacific Palisades, disse que, enquanto fugia, as chamas estavam “muito perto dos carros”, demonstrando com o polegar e o indicador.

“As pessoas deixaram seus carros na Palisades Drive. A colina está queimando. As palmeiras — tudo está queimando”, disse Festa de seu carro.

Várias pessoas ficaram feridas no incêndio de Palisades, algumas com queimaduras no rosto e nas mãos, disse um oficial do Corpo de Bombeiros à KTLA. Uma bombeira sofreu um ferimento na cabeça. No entanto, nenhuma morte foi registrada.

O ator de Hollywood James Woods disse no X que conseguiu sair de sua casa em Pacific Palisades, mas acrescentou: “Não sei neste momento se nossa casa ainda está de pé”.

A chefe dos bombeiros de Los Angeles, Kristin Crowley, disse em uma coletiva de imprensa que mais de 25.000 pessoas em 10.000 casas estavam ameaçadas.

Viagem de Biden é cancelada

Aeronaves de combate a incêndios retiraram água do mar para jogá-la sobre as chamas que engoliram as casas. Escavadeiras retiraram veículos abandonados das estradas para que os veículos de emergência pudessem passar, segundo imagens de televisão.

O fogo queimou algumas árvores no terreno do Getty Villa, um museu repleto de obras de arte de valor inestimável, mas a coleção permaneceu segura em grande parte porque os arbustos próximos foram aparados como medida preventiva, informou o museu.

Antes do início do incêndio, o Serviço Nacional de Meteorologia havia emitido seu alerta máximo para condições extremas de incêndio em grande parte do Condado de Los Angeles de terça a quinta-feira.

Com baixa umidade e vegetação seca devido à falta de chuva, as condições eram “as piores possíveis em termos de clima de incêndio”, disse o serviço.

Os ventos fortes forçaram uma mudança nos planos de viagem do presidente norte-americano, Joe Biden, deixando o Air Force One em terra em Los Angeles. Ele havia planejado fazer um voo curto para o interior do Coachella Valley para uma cerimônia de criação de dois novos monumentos nacionais na Califórnia.

Biden disse em um comunicado durante a noite que havia sido informado sobre os incêndios florestais e ofereceu ajuda federal. Um subsídio federal já havia sido aprovado para ajudar a reembolsar o Estado da Califórnia por sua resposta ao incêndio, disse Biden.

Reportagem distribuída pela Reuters

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas