Irã atinge refinaria do Kuweit e Israel mata porta-voz da Guarda iraniana
O Irã atacou uma refinaria de petróleo no Kuweit nesta sexta-feira e Israel matou um porta-voz da Guarda Revolucionária do Irã, à medida que a guerra dos EUA e Israel contra o Irã não mostra sinais de acabar.
Israel prometeu evitar novos ataques ao campo de gás de South Pars, do Irã, um dia depois que um ataque iraniano de retaliação ao Catar causou danos que deixarão o mundo com falta de gás natural nos próximos anos.
O preço de referência do petróleo Brent estabilizou-se em cerca de US$110, depois de ter subido no dia anterior devido aos crescentes temores de que a maior interrupção já ocorrida no fornecimento de energia mundial provocaria um choque econômico global.
No entanto, aumentaram os alertas de que, mesmo que a guerra termine em breve, não haverá uma recuperação rápida da turbulência causada pelos ataques aéreos e pelo virtual fechamento do Estreito de Ormuz pelo Irã, o canal onde passam 20% do petróleo e do gás natural liquefeito do mundo.
Aliados dizem que ajuda pressupõe cessar-fogo no golfo
O presidente Donald Trump repetiu na quinta-feira um apelo para que os principais aliados dos EUA e outros, nenhum dos quais foi consultado ou aconselhado sobre a guerra, ajudem a garantir a segurança da navegação.
Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Holanda, Japão e Canadá se comprometeram em uma declaração conjunta a unir “esforços apropriados para garantir a passagem segura pelo estreito”.
Mas o chanceler alemão, Friedrich Merz, deixou claro que isso pressupunha o fim do combate.
O presidente francês, Emmanuel Macron, disse, após uma cúpula da União Europeia em Bruxelas, que defender o direito internacional e promover a redução da escalada é “o melhor que podíamos fazer”, acrescentando: “Não ouvi ninguém aqui expressar vontade de entrar nesse conflito – muito pelo contrário”.
Na sexta-feira, enquanto os muçulmanos de toda a região tentavam comemorar o Eid al-Fitr, que encerra o mês de jejum do Ramadã, e os iranianos marcavam o Nowruz, o Ano Novo persa, a perspectiva de um fim rápido para uma guerra prestes a entrar em sua quarta semana parecia remota.
A empresa estatal de petróleo do Kuweit disse que sua refinaria Mina Al-Ahmadi havia sofrido vários ataques de drones, incendiando algumas unidades.
Os fluxos de petróleo caíram em cerca de 12 milhões de barris por dia — aproximadamente 12% da demanda global — devido aos cortes na produção e à interrupção das exportações pelos produtores do Golfo.
Esses barris não podem ser facilmente substituídos pelos setores de transporte, navegação e manufatura que dependem deles, e se farão sentir por meses ou até anos.
Os militares de Israel disseram que atacaram instalações do governo em Teerã. A TV estatal iraniana disse que Ali Mohammad Naini, vice-chefe de relações públicas do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica, foi morto — o mais recente de dezenas de importantes autoridades governamentais e militares assassinadas por Israel.
Em Tel Aviv, as sirenes de ataque aéreo tocaram com as explosões dos interceptadores. Os militares disseram que o Irã havia disparado uma barragem de mísseis contra Israel.
Ouça a rádio de Minas