Israel dá primeiros passos de operação militar para tomar Cidade de Gaza

As Forças Armadas de Israel (IDF, na sigla em inglês) deram os primeiros passos de uma operação planejada para tomar a Cidade de Gaza, disse o porta-voz militar israelense, Brigadeiro General Effie Defrin, nesta quarta-feira (20).
“Vamos aprofundar o ataque ao Hamas na Cidade de Gaza, um reduto de terror governamental e militar para a organização terrorista”, afirmou, após confronto com o Hamas ao sul de Khan Younis, na Faixa de Gaza.
Defrin informou que as tropas já haviam começado a circular pelos arredores da cidade de Gaza e que o Hamas é agora uma força guerrilheira “maltratada e machucada”.
“Iniciamos as operações preliminares e os primeiros estágios do ataque à Cidade de Gaza, e agora as forças das IDF já estão controlando os arredores da Cidade de Gaza”, disse ele.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
As Forças Armadas de Israel convocaram dezenas de milhares de reservistas nesta quarta-feira em preparação para o ataque à Cidade de Gaza, enquanto o governo israelense avalia uma nova proposta de cessar-fogo após quase dois anos de guerra.
A convocação sinaliza que Israel está avançando com seu plano de tomar o maior centro urbano de Gaza, apesar das críticas internacionais sobre uma operação que provavelmente vai forçar o deslocamento de ainda mais palestinos.
Um oficial militar disse a jornalistas, no entanto, que os soldados da reserva não devem se apresentar para o serviço até setembro, um intervalo que dá aos mediadores algum tempo para preencher lacunas entre o grupo militante palestino Hamas e Israel sobre os termos da trégua.
As tropas israelenses entraram em confronto nesta quarta-feira com mais de 15 militantes do Hamas que saíram de túneis e atacaram com tiros e mísseis antitanque perto de Khan Younis, ao sul da Cidade de Gaza, ferindo gravemente um soldado e levemente outros dois, disse uma autoridade militar israelense.
Em um comunicado, as Brigadas Al-Qassam do Hamas confirmaram a realização de um ataque às tropas israelenses a sudeste de Khan Younis e o enfrentamento de tropas israelenses à queima-roupa. O grupo disse que um combatente se explodiu entre os soldados, causando vítimas, durante um ataque que durou horas.
Conteúdo distribuído por Reuters
Ouça a rádio de Minas