Internacional

Latam cancela 173 voos após greve de pilotos no Chile; saiba o que fazer se comprou passagem

A empresa não disse se os cancelamentos incluem operações com origem ou destino no Brasil
Latam cancela 173 voos após greve de pilotos no Chile; saiba o que fazer se comprou passagem
Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Latam anunciou que cancelou ao menos 173 voos entre essa quarta-feira (12) e a próxima segunda-feira (17) devido à greve de pilotos no Chile. A empresa não disse se os cancelamentos incluem operações com origem ou destino no Brasil.


A companhia aérea afirmou que 20 mil passageiros foram afetados pela medida que, segundo a empresa, atinge menos de 10% dos voos que têm o Chile como origem ou destino.


A Latam anunciou um plano de contingência e informou que quase a totalidade dos passageiros receberam as opções. Segundo a empresa, as medidas implementadas permanecerão em vigor até o término da greve. A empresa orienta os passageiros a verificarem o status do voo antes de se dirigirem ao aeroporto, por meio do site latam.com ou do aplicativo da companhia, na seção “Minhas Viagens”.


“Caso a solução proposta não atenda às necessidades dos passageiros afetados, eles poderão alterar a data ou o voo gratuitamente ou solicitar o reembolso integral da passagem”, escreveu a Latam em nota a jornalistas.


A greve começou 0h desta quarta-feira após o sindicato dos pilotos da Latam (SPL) informar que a aérea se recusou a continuar a negociação salarial


“A direção da Latam decidiu encerrar prematuramente o processo de mediação legal”, comunicou o SPL, que disse ter proposto uma prorrogação da negociação por cinco dias, mas que foi recusada pela empresa. “Eles praticamente forçaram a suspensão das operações”, destacou o sindicato.


A entidade representa um total de 464 pilotos e a última contraproposta da Latam foi rejeitada por 97% dos participantes de uma assembleia realizada em 3 de novembro. Após isso, o sindicato afirmou que ainda buscou negociar com a Latam, mas que a empresa teria decidido encerrar as conversas.


“Consideramos inexplicável que a direção da empresa, como afirmamos em 16 de outubro, nos tenha conduzido a uma greve que sempre consideramos evitável, dados os lucros da empresa e a moderação das nossas reivindicações laborais”, afirmou o presidente da SPL, Mario Troncoso.


Em comunicado, a empresa disse que tem “compromisso permanente com o diálogo” e que busca um acordo que beneficie todas as partes envolvidas.


Ao mesmo tempo, a companhia aérea informou que oferecerá suporte a todos os passageiros que teriam voos entre 12 e 17 de novembro. “Seguimos comprometidos com todos os passageiros que possuem voos nestas datas, oferecendo tranquilidade e suporte necessário, com medidas para reduzir o número de pessoas impactadas e proporcionar as melhores alternativas possíveis”, afirmou Paulo Miranda, vice-presidente de clientes da Latam, em nota.


Tive voo cancelado e agora?


A Latam divulgou que os passageiros devem procurar a empresa por meio de seus canais de atendimento e que disponibilizou as seguintes opções:

Reembolso total da passagem e serviços associados


A empresa recomendou que os passageiros verifiquem o status de seus voos antes de se dirigirem ao aeroporto, por meio do site da empresa (latamairlines.com) ou do aplicativo Latam, na seção “Minhas Viagens”. A companhia também comunicou que enviará email aos passageiros impactados pelos voos cancelados.

Mudança de data ou voo sem custo adicional

Alteração voluntária da viagem sem penalidades

Conteúdo distribuído por Folhapress

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas