México suspende exportação de petróleo para Cuba, que interrompe voos pela falta de combustível
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, disse nesta segunda-feira (9), que os embarques de petróleo do país para Cuba estão atualmente suspensos, enquanto seu governo busca apoiar o país caribenho sem desencadear represálias de Washington. O México era o maior fornecedor de Cuba depois que os embarques venezuelanos cessaram em dezembro, após um bloqueio dos EUA.
Ainda sim, o México anunciou no domingo o envio a Cuba de dois navios da Marinha com mais de 800 toneladas de alimentos e itens de higiene, enquanto continua avaliando as vias diplomáticas para retomar os suprimentos da commodity.
Leia também: Produção de petróleo e gás no país cresce 13,3% em 2025 e bate recorde
Autoridades de aviação cubanas alertaram as companhias aéreas de que não há combustível suficiente para reabastecer aviões na ilha, o mais recente passo em suas medidas para racionar energia
Em paralelo, forças militares dos EUA abordaram um petroleiro sancionado no Oceano Índico após rastrear a embarcação desde o Mar do Caribe, parte de uma operação que visa pressionar a Venezuela, disse o secretário de Defesa Pete Hegseth nesta segunda-feira.
Conteúdo distribuído por Agência Estadão
Ouça a rádio de Minas