Internacional

Netanyahu vê expansão das negociações de paz após guerra com Irã

O primeiro-ministro israelense disse que o resultado da guerra de Israel com o Irã apresentou oportunidades de paz que seu país não deve desperdiçar.
Netanyahu vê expansão das negociações de paz após guerra com Irã
Foto: Jack Guez/Pool via Reuters

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse nesta quinta-feira (26) que o resultado da guerra de Israel com o Irã apresentou oportunidades de paz que seu país não deve desperdiçar. Em uma declaração, ele disse: “Essa vitória apresenta uma oportunidade para uma ampliação dramática dos acordos de paz. Estamos trabalhando nisso com entusiasmo.

“Juntamente com a libertação dos reféns e a derrota do Hamas, há uma janela de oportunidade que não pode ser perdida. Não podemos desperdiçar um único dia sequer.”

Mais cedo, o jornal Israel Hayom, citando uma fonte não identificada, disse que Netanyahu e o presidente dos EUA, Donald Trump, concordaram em uma ligação telefônica esta semana sobre um rápido fim da guerra em Gaza, talvez dentro de duas semanas.

O Israel Hayom disse que o acordo poderia incluir a expansão dos Acordos de Abraão com os vizinhos árabes de Israel para incluir a Arábia Saudita e a Síria.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O gabinete do primeiro-ministro não quis comentar a reportagem do Israel Hayom.

O cessar-fogo entre Israel e Irã, mediado pelos Estados Unidos e anunciado por Trump, aumentou as esperanças entre os palestinos de um fim para os mais de 20 meses de guerra em Gaza, que arrasou amplamente o território e deslocou a maioria dos residentes, com desnutrição generalizada.

No domingo, Netanyahu disse que, com um Irã enfraquecido, ele esperava que mais países aderissem aos Acordos de Abraão.

“Nós rompemos o eixo”, disse Netanyahu aos repórteres na ocasião. “Essa é uma grande mudança e o status de Israel está crescendo, não apenas no Oriente Médio, mas também no mundo. Trata-se de uma mudança tectônica.”

“Veremos um novo futuro brilhante, de segurança, de prosperidade, de esperança e de paz.”

Conteúdo distribuído por Reuters

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas